Apresentação

Bem-vindo ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional (PPGPSI) da Ufes

  • A Linha 1 (Subjetividade, Saúde e Clínica) estuda a ressonância das transformações socioculturais nos modos de vida, dos processos de subjetivação e das interfaces subjetividade-arte-linguagem com os processos clínicos-institucionais. Aborda também a dimensão institucional relacionada aos dispositivos de intervenção social no campo da clínica e dos processos de produção de saúde

  • A Linha 2 (Políticas Públicas, Trabalho e Processos Formativo-educacionais) abrange os processos de subjetivação no que concerne à sua relação com a dimensão formativa-pública das políticas sociais e organização dos processos de trabalho. Aborda os processos formativos e grupais-institucionais em interface com a educação, saúde, trabalho e assistência social.

O Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional (PPGPSI) tem como objetivo formar pesquisadores e profissionais para atuação no Magistério Superior, voltados para práticas investigativas críticas e a produção de conhecimento socialmente comprometido, empenhados com os processos de implantação, revisão e fortalecimento das políticas públicas no lócus de sua atuação profissional. Visando, formar docentes, pesquisadores e profissionais comprometidos com o enriquecimento e a ampliação de possibilidades de superação das dificuldades impostas nas diferentes esferas sociais, o PPGPSI tem acolhido e desenvolvido projetos de pesquisa com temáticas de investigação orientadas para a análise dos processos de produção de subjetividade no contemporâneo, com ênfase em processos clínico-políticos e na discussão das interfaces da psicologia institucional com as políticas públicas de saúde, trabalho, educação, segurança e assistência social.
Como perspectiva acadêmica, o Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional valoriza o diálogo transdisciplinar, que se expressa nos corpos docente e discente oriundos de diferentes campos do conhecimento e nas temáticas abordadas nas dissertações efetuadas e nas pesquisas em curso.

O programa tem sua sede em Vitória-ES, oferecendo o curso de Mestrado em Psicologia Institucional desde 2007 e mantém um perfil de qualificação acadêmica atestado pela CAPES, tendo recebido conceito 3 na última avaliação.

O programa já formou 139 mestres e conta com 68 alunos regularmente matriculados, todos no mestrado.

Transparência Pública
Acesso à informação
Reuni

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910