Moralidade e Cognição: Um Estudo com Crianças de 7 e 10 anos em Situação de Risco Social

Nome: DAIANA STURSA DE QUEIROZ
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 31/10/2014
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ANTONIO CARLOS ORTEGA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANTONIO CARLOS ORTEGA Orientador
CLAUDIA BROETTO ROSSETTI Examinador Interno
CLAUDIMARA CHISTÉ SANTOS Examinador Externo
HELOISA MOULIN DE ALENCAR Examinador Interno
SIMONE CHABUDEE PYLRO Examinador Externo

Resumo: Esta tese objetivou investigar e descrever, em uma perspectiva psicogenética, relações entre aspectos morais e cognitivos de crianças em situação de risco social, com base na teoria de Piaget. Participaram da pesquisa 20 crianças de 7 e 10 anos, de ambos os sexos, frequentadores de um projeto, mantido pela prefeitura municipal, que funciona no contraturno escolar na cidade de Vitória-ES. Foram utilizados dois instrumentos, aplicados na seguinte ordem: (1) Instrumento de Avaliação do Nível de Desenvolvimento Moral (IANDM) e (2) Instrumento de Avaliação do Nível de Desenvolvimento Cognitivo (IANDC). Foram elaborados critérios de análise de dados ajustando análise quantitativa e qualitativa, por meio dos quais foram estabelecidos (1) os níveis de resposta ao item (NRI) para cada um dos oito itens dos instrumentos; (2) o Nível Geral de Desenvolvimento Moral (NGDM), (3) o Nível Geral de Desenvolvimento Cognitivo (NGDC). Os resultados
obtidos em relação ao IANDM permitiram verificar que a maioria das crianças de 7 anos alcançou o Nível IB e a maioria das de 10 anos o Nível IIA. Os resultados obtidos em relação ao IANDC permitiram verificar que a maioria das crianças de 7 anos alcançou o Nível IB e a maioria das de 10 anos o Nível IIIA. Assim, os principais resultados obtidos permitiram verificar que as crianças de 10 anos apresentaram níveis superiores em relação às de 7 anos nos dois instrumentos. Concluímos que os resultados encontrados permitem a ampliação do conhecimento sobre temática de risco social por meio de uma metodologia original e que os instrumentos IANDM e IANDC são importantes ferramentas para diagnóstico em Psicologia do Desenvolvimento.

Palavras-chave: Desenvolvimento, Moralidade, Cognição, Piaget, Risco Social.

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