O Relacionamento Professor-Aluno e o Bullying no Ensino Fundamental

Nome: VIRGÍNIA DE OLIVEIRA ALVES PASSOS
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 30/10/2012
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
AGNALDO GARCIA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
AGNALDO GARCIA Orientador
ALEXSANDRO LUIZ DE ANDRADE Examinador Interno
EDGAR SCHNEIDER Examinador Externo
RAQUEL FERREIRA MIRANDA Examinador Externo
ROSANA SUEMI TOKUMARU Examinador Interno

Resumo: O contexto social contemporâneo é marcado por inúmeras situações identificadas por violência. A escola como espaço de indivíduos em desenvolvimento é palco de conflitos diversos. Um fenômeno, de intensa violência, vem preocupando educadores de forma geral – o bullying – termo usado para referir-se a atitudes agressivas, intencionais e repetitivas, adotado por um ou mais alunos contra outro(s), causando dor, angústia e sofrimento. Insultos, intimidações, apelidos, gozações, acusações, levando geralmente à exclusão, além de danos físicos, psíquicos, morais e materiais. O objetivo geral da presente pesquisa é investigar o papel do relacionamento professor-aluno na ocorrência de situações de conflitos envolvendo alunos, na perspectiva dos estudantes. Participaram deste estudo 124 alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de três escolas da rede particular de Recife (PE). Os estudantes escreveram uma redação sobre “Violência Escolar”, e em seguida preenchiam questionário sobre relacionamento com colegas e com dois professores – Bom Relacionamento e Relacionamento Difícil. A análise temática das redações aponta que a maioria dos alunos se referiu diretamente a prática de bullying ao dissertar sobre violência escolar. Tal prática também foi abordada de forma indireta, sem fazer referência explícita ao termo bullying. Alguns alunos se declararam alvos/vítimas de bullying, e outros afirmaram ter presenciado tal prática. A análise dos questionários evidenciou as formas de envolvimento em bullying e aspectos do relacionamento professor-aluno. A análise estatística correlacional apontou ligação entre alunos autores/agressores e aspectos negativos do relacionamento com professores. Os resultados possibilitam para maior compreensão da influência das relações interpessoais no contexto escolar.

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