'Nos Caminhos de Dédalo: Análise do Desenvolvimento da Precursividade nas Estratégias de Resolução de Labirintos Impressos e Digitais em Crianças e Adolescentes'
Nome: SAMIRA BISSOLI SALEME
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 28/04/2016
Banca:
Nome | Papel |
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ANTONIO CARLOS ORTEGA | Examinador Interno |
DAIANA STURSA DE QUEIROZ | Examinador Interno |
DAVIDSON CURY | Examinador Interno |
MÔNICA COLA CARIELLO BROTAS CORRÊA | Examinador Externo |
SÁVIO SILVEIRA DE QUEIROZ | Orientador |
Resumo: Esta tese teve por objetivo analisar o desenvolvimento da precursividade e da
evolução dos possíveis e necessários em estratégias de resolução de labirintos
impressos e digitais. Para tanto, foram utilizados como instrumentos o Subteste
Labirintos da Escala de Inteligência Wechsler para Crianças WISC III e o jogo
Alice no Labirinto das Decisões - ALD. O estudo contou com 30 participantes, nas
idades de 6, 10 e 14 anos, sendo 10 em cada idade, com distribuição equitativa por
sexo. O delineamento foi do tipo não experimental, com análises descritiva e
correlacional bivariada pelo teste de Correlação de Pearson. Os resultados
evidenciaram uma progressiva evolução da precursividade e estreita relação entre
a resolubilidade de labirintos impressos e digitais com o avançar da idade e do
desenvolvimento das estruturas operatórias, correspondente aos níveis propostos
de cursividade, intercursividade e precursividade. Constatou-se a existência de
correlação, em nível moderado e negativamente direcionado, entre a pontuação
obtida nos labirintos Wisc e a quantidade de jogadas necessárias à finalização do
ALD, para o grupo de 14 anos (ρ = -0,5, num intervalo de confiança de 95%, onde
α = 0,05). Assim, maiores pontuações no subteste Labirintos Wisc correlacionaramse
moderadamente a menores quantidades de jogadas no ALD para o grupo de
participantes com 14 anos. Níveis mais elevados de resolubilidade mostraram-se
relacionados à capacidade operatória e conquistas próprias do pensamento formal,
característicos do nível operatório hipotético-dedutivo.