Teoria da Aliança: Delineando Conceitos e Testando Hipóteses

Nome: CAROLINA ALVES LIMA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 26/08/2016
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ROSANA SUEMI TOKUMARU Orientador
VALESCHKA MARTINS GUERRA Co-orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
AGNALDO GARCIA Examinador Interno
ALEXSANDRO LUIZ DE ANDRADE Suplente Interno
JEAN CARLOS CARDOZO DA SILVA Examinador Externo
PAULO ROGÉRIO MEIRA MENANDRO Suplente Interno
ROSANA SUEMI TOKUMARU Orientador

Páginas

Resumo: ARTIGO1.
A teoria da aliança foi elaborada para explicar a evolução do comportamento homossexual. Propõe-se que o comportamento sexual tenha função de favorecer a formação de alianças. Nosso objetivo neste estudo foi descrever as relações de aliança entre pessoas não aparentadas de forma a subsidiar o delineamento de conceitos operacionais adequados ao estudo do fenômeno. Entrevistamos doze pessoas, metade em relacionamento homossexual e metade em relacionamento heterossexual. Todos apontaram parceiros amorosos como aliados. De acordo com o previsto concluiu-se que a aliança é um relacionamento interpessoal que favorece acesso a recursos e diminui a exposição a riscos. Dentre os aliados que se relacionavam sexualmente o sexo teve papel central no fortalecimento e na qualidade da aliança.
Palavras-chave: teoria da aliança, comportamento homossexual, evolução.

ARTIGO 2.
A teoria da aliança baseia-se na formação de aliança entre pessoas do mesmo sexo como explicação para a evolução do comportamento homossexual. No entanto, a ausência de instrumentos de mensuração da aliança dificulta a avaliação da validade desta teoria. Nosso objetivo foi, portanto, construir e validar a Escala de Aliança para a população brasileira. O questionário foi respondido por 493 pessoas. Posteriormente, foram realizadas duas análises fatoriais, uma exploratória e outra confirmatória que produziram evidências sobre a estrutura interna do instrumento. A Escala de Apoio Social serviu como evidência baseada na relação com outras variáveis. Quatro fatores foram extraídos, sendo o primeiro com dois subfatores: Apoio/Valorização, Ampliação de Recursos, Sincronia e Custos. Os índices de ajuste e alfas de Cronbach foram considerados satisfatórios para a utilização da escala em população brasileira.
Palavras-chave: teoria da aliança; comportamento homossexual; escala de aliança; evolução.

ARTIGO 3.
A teoria da aliança explica o comportamento homossexual por meio da afirmação de sua importância para a formação de aliança, a qual contribui para a sobrevivência. Esta pesquisa testou duas hipóteses derivadas das principais proposições da teoria da aliança: 1) que o comportamento sexual está relacionado com a aliança de forma a aumenta-la; e 2) que o comportamento sexual tem função de intensificação da aliança independente da orientação sexual e, portanto, não há diferença entre os escores de alianças de pessoas e diferentes orientações sexual. Foi utilizada a Escala de Aliança e as seguintes analises: regressões lineares, GLM e testes T. Os resultados corroboraram as hipóteses e mostraram detalhes da relação entre comportamento sexual e aliança que não foram previstos: (1) o comportamento sexual precisa acontecer atualmente e várias vezes para aumentar os benefícios da aliança; (2) a bissexualidade reduz os custos da aliança; e (3) a homossexualidade aumenta a sinergia entre os aliados. Estes resultados são importantes para entender a evolução da função do comportamento homossexual e sugerem que a relação entre comportamento sexual e aliança provavelmente é mais complexa do que incialmente se pensou.
Palavras-chave: Teoria da aliança, comportamento homossexual, orientação sexual, aliança.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910