Eficácia de um programa de terapia assistida por animais no desenvolvimento de crianças com Síndrome de Down

Nome: CRYSTIAN MORAES SILVA GOMES
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 28/08/2017
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ROSANA SUEMI TOKUMARU Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALESSANDRA BRUNORO MOTTA LOSS Examinador Interno
CARINE SAVALLI REDIGOLO Examinador Externo
CÉLIA REGINA DOS SANTOS LOPES Examinador Interno
KELY MARIA DE SOUSA PEREIRA Suplente Interno
ROSANA SUEMI TOKUMARU Orientador

Resumo: A partir de indícios na literatura internacional da efetividade da terapia assistida por animais em diferentes tipos de populações pediátricas, este estudo teve como objetivo investigar os potenciais efeitos da utilização de cães em intervenções terapêuticas sobre o desempenho motor, comportamento lúdico e sistema fisiológico de crianças com Síndrome de Down (SD) em atendimentos de Terapia Ocupacional. Trata-se de um ensaio clínico controlado randomizado, realizado por meio de parceria entre a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais e a Companhia de Operações com Cães da Polícia Militar do Espírito Santo, ambos localizados em Vitória/ES. A amostra foi composta de 14 crianças divididas em Grupo Experimental (GE) e Grupo Controle (GC). O GE participou de um programa de terapia ocupacional assistido por cães coterapeutas e o GC de sessões convencionais, ambos durante 12 semanas, conduzidas 1 vez por semana com duração de 30 minutos cada, totalizando 12 sessões. Foram incluídas neste estudo crianças com diagnóstico de SD, com idades entre 9 e 12 anos de ambos os sexos, com atraso no desenvolvimento motor, (avaliado pelo Questionário de Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação - DCDQ/Brasil) e sem histórico de agressividade, medo e/ou qualquer trauma de animais (avaliado pela Escala de Atitudes e Comportamentos de Crianças em Relação aos Animais - CABTA). Avaliações do desempenho motor foram realizadas antes e após o tratamento através do Teste do Desenvolvimento de Integração Viso-Motora (VMI). Avaliações fisiológicas foram feitas utilizando-se respectivamente os níveis basais de oxitocina e vasopressina na urina dos participantes coletadas matinalmente e posteriormente as sessões. Todas as sessões foram filmadas e os comportamentos sociais positivos e negativos foram analisados ao longo do estudo, através do Behavioral Observation Research Interactive Software (BORIS), o comportamento lúdico das crianças foi mensurado pelo Test of Playfulnees (ToP). As crianças do GE apresentaram maior ocorrência dos comportamentos sociais positivos de interatividade, satisfação e na intensidade media da disposição para o brincar. Em relação ao desempenho motor, o GC apresentou após a intervenção melhor desempenho viso-perceptivo mensurado pelo VMI e maior frequência do comportamento social positivo atenção. Não foram encontradas diferenças significativas nos níveis fisiológicos do neuropeptídio vasopressina em ambas as condições, experimental e controle. O estudo concluiu que a presença dos cães nas sessões terapêuticas ocupacionais foi eficaz na promoção das habilidades sociais infantis, entretanto as sessões convencionais demostraram maior efeito sobre o desempenho viso-perceptivo das crianças com SD.

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