O impacto da alteração vocal no desenvolvimento sócio-emocional de crianças e adolescentes

Resumo: Este projeto se inscreve no campo da Psicologia Pediátrica na investigação de variáveis determinantes do processo saúde-doença em crianças e adolescentes. O ser humano expressa pensamentos e emoções através da voz durante a comunicação, o que favorece seu repertório para interagir socialmente. Na infância, problemas de voz podem comprometer a qualidade de vida agindo como fator de risco ao desenvolvimento biopsicossocial. Esta pesquisa objetiva verificar as relações entre alteração vocal, competência social e problemas de comportamento em crianças e adolescentes. Para tanto, irá validar a versão brasileira do Pediatric Voice-Related Quality-of-Life Survey (PVRQOL), através da adaptação cultural e de idioma e da obtenção de medidas psicométricas de validade, confiabilidade e sensibilidade. Como segundo objetivo verificar se a queixa vocal interfere na qualidade de vida, mediante a análise das relações entre queixa vocal, competência social e indicadores comportamentais em amostra de 2 a 18 anos. Além do protocolo PVRQOL para medida da alteração vocal, será utilizada a Lista de Verificação Comportamental para crianças/adolescentes – CBCL/ 6-18anos. Os dados desta pesquisa poderão contribuir para a adoção de práticas clínicas e educacionais que auxiliem pais, fonoaudiólogos e psicólogos no melhor manejo dos problemas de comunicação e de comportamento, reduzindo os fatores de risco para o desenvolvimento, bem como para as propostas públicas em saúde que se destinam a melhorar a qualidade de vida da população infantil.

Data de início: 01/08/2011
Prazo (meses): 12

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Mestrado LÍVIA LIMA RIBEIRO
Coordenador KELY MARIA DE SOUSA PEREIRA
Transparência Pública
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