ARTICUL(A)ÇÕES ENTRE SAÚDE MENTAL E AS ESCOLAS: PISTAS PARA CONSTRUIR UM TRABALHO INTERSETORIAL

Nome: Felipe Alan Mendes Chaves
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 29/08/2016
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Luciana Vieira Caliman Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Ana Lucia Coelho Heckert Examinador Interno
Janaína Mariano César Coorientador
Luciana Vieira Caliman Orientador

Resumo: Considerando o aumento das demandas escolares para acompanhamento de crianças e adolescentes com os ditos problemas de aprendizagem, este trabalho apresenta algumas análises das práticas produzidas no entrecruzamento da Saúde Mental e escola. Ao tratarmos das práticas de cuidado no campo da Saúde Mental com crianças e adolescentes, percebemos a importância de construir um trabalho em rede. A intersetorialidade vem cada vez mais se fortalecendo como princípio norteador para efetivar uma atenção à população infanto-juvenil. Quando nos referimos a um trabalho junto com crianças e adolescentes, a escola é um dos setores que exige cada vez mais um cuidado com a articulação. Para tanto, neste trabalho, trazemos nossa experiência de campo, alguns percursos de uma pesquisa-intervenção e os encontros que dela se desdobraram: habitamos, no Centro de Atenção Psicossocial para Infancia e Adolescência de Vitória (CAPSi), um grupo com pesquisadores, trabalhadores desse serviço, familiares de crianças em tratamento com psicotrópicos, utilizando o Guia Brasileiro da Gestão Autônoma da Medicação (GGAM-BR), para pensarmos os atravessamentos escolares atrelados a uma demanda à saúde mental. Trazemos também nossa experiência numa rede intersetorial de Jesus de Nazareth (Vitória/ES) que tem as questões educacionais do território como foco de trabalho.

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910