VERSANDO COM UM GREVEAR ENTRE POLÍTICAS DE EXPANSÃO NO IFES

Nome: Giselly Ferreira Martins
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 11/02/2016
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Ana Lucia Coelho Heckert Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Ana Lucia Coelho Heckert Orientador
Claudia Elizabeth Abbês Baeta Neves Examinador Externo
Luciana Vieira Caliman Examinador Interno
Silvia Vasconcelos Carvalho Coorientador

Resumo: Esta dissertação aborda as práticas de grevear que emergem em meio ao processo de expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Espírito Santo. Grevear, neste trabalho, é entendido como um êthos que produz interferência nas práticas de gestão, nas condições de trabalho e nos processos de formação em curso na Educação Profissional. A pesquisa foi realizada com trabalhadores do IFES, por meio da realização de 10 entrevistas pautadas em um roteiro semiestruturado aberto à intervenção dos participantes. Essas entrevistas visaram acessar a experiência de grevear tecida por trabalhadores do IFES e permitiram perceber que o modo como a expansão da Rede Federal de Educação Profissional vem sendo efetuada tem produzido precarizações e sucateamentos que, por sua vez, são efeitos da expansão de políticas de privatização da educação pública que transfere recursos públicos para entidades privadas. A experiência do grevear interfere nos tempos acelerados “à toque de caixa”, realizando paradas em movimentos privatizantes e performáticos e se constitui também como prática de cuidado. Os relatos dos trabalhadores do IFES apontam que grevear é produzir momentos de desutilidade nas políticas performáticas que circulam pelas escolas públicas.
Palavras- chave: Educação profissional. Trabalho. Políticas públicas. Formação.

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