TRABALHO DOCENTE:FORMAÇÃO COMO EXPERIMENTAÇÃO

Nome: ALINI ALTOÉ
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 22/03/2019
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
CRISTIANA MARA BONALDI Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CARMEN INES DEBENETTI Suplente Interno
CRISTIANA MARA BONALDI Orientador
MARIA ELIZABETH BARROS DE BARROS Examinador Interno
ROSIMERI DE OLIVEIRA DIAS Examinador Externo

Resumo: Discute a formação de professores(as) como produção de subjetividade, o que possibilita desvios e reapropriações frente às regulamentações da escola e da vida, sendo
possível abrir fissuras e produzir outros modos de ser professor(a) que rompam com
a transmissão de informações e a aquisição de habilidades. Propõe uma pesquisaintervenção, a partir da constituição de um grupo com os(as) professores(as) do Instituto Federal do Espírito Santo, Campus São Mateus, na qual pesquisadora e participantes, por meio de conversas e registros em diários de campo, ao mesmo tempo que
produzem análises coletivas que consideram os aspectos que atravessam a escola e
os processos de ensino e aprendizagem, interferem na realidade investigada, podendo atentar-se às minúcias do trabalho docente e experienciar outros modos de
ensinar e aprender. Defende uma política cognitiva de invenção, como uma possibilidade, na qual a formação é considerada processualidade o que abre possibilidades
para problematizações, desnaturalizações e produção de outros modos de trabalho
docente que superem a recognição. Desse modo, expõe pistas dos modos professores(as) que emergem nessa escola e também de como fortalecer os processos formativos que valorizem as problematizações e superem os modos hegemônicos de ser
professor(a), em prol de outros modos de pensar, criar, sentir, agir e viver.
Palavras-chave: Formação de professores. Produção de subjetividade. Invenção. Experienciação.

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