"EXPERIMENTAÇÕES EM CLINICA DA ATIVIDADE: CARTOGRAFIA NA ESCOLA".

Nome: DANIELLE VASCONCELOS TEIXEIRA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 08/09/2008
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
MARIA ELIZABETH BARROS DE BARROS Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CLAUDIA OSORIO DA SILVA Examinador Externo
ELIZABETH MARIA ANDRADE ARAGÃO Examinador Interno
LEILA APARECIDA DOMINGUES MACHADO Suplente Interno
MARIA ELIZABETH BARROS DE BARROS Orientador

Resumo: RESUMO
Neste estudo afirmamos uma Psicologia do Trabalho comprometida em potencializar a
construção de outros modos de trabalhar que ampliem a vida. Seguimos a direção de
construir possíveis formas de pesquisar que buscam favorecer a criação de novos mundos
no trabalho, ampliando o poder de ação dos trabalhadores sobre seu próprio trabalho. As
questões aqui levantadas foram disparadas a partir de uma experimentação em análise do
trabalho docente construída junto com professores de uma escola pública do município de
Vitória/ES. Trata-se de uma pesquisa-intervenção que toma como princípio que analisar o
trabalho não se limita a quadros analíticos construídos a partir de um distanciamento da
complexidade engendrada onde o trabalho acontece. Como estratégia para transformarcompreender
as relações que envolvem trabalho e educação, propomos uma direção
metodológica de pesquisa que articula investigação e intervenção na direção do diálogo, da
interlocução entre os diferentes saberes com o objetivo de potencializar estratégias
utilizadas pelos trabalhadores para lidar com a variabilidade das situações de trabalho. Com
esse objetivo ousamos produzir novas conexões entre saberes-fazeres no campo da
Psicologia do Trabalho em nossa busca por novos caminhos. Trazemos a contribuição da
Clínica da Atividade como importante ferramenta metodológica para pensar a questão da
atividade e da subjetividade no trabalho, articulando-a à uma concepção de clínica como
clinamen, o que nos permitiu apostar na afirmação da potência criativa dos próprios
trabalhadores para transformarem sua atividade. Assim, nos lançamos no desafio de
cartografar essa experiência a fim de buscar novos sentidos que pudessem se constituir
como possíveis acerca da atividade docente. Nossas análises se realizaram em conjunto com
um grupo de professores, na experimentação de um dispositivo em forma de Oficina de
Fotos, partindo desta experiência compartilhada, na qual conhecer e transformar já não se
diferenciam. Acreditamos que a análise da atividade docente realizada funcionou como uma
possibilidade de intervenção clínica que se constitui como uma aposta para a produção de
outras práticas em Psicologia do Trabalho.

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