A Experiência da Construção do Sujeito Ético-político nos Espaços do Fórum Bem Maior

Nome: LIDIANE LEITE
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 07/04/2009

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ELIZABETH MARIA ANDRADE ARAGÃO Orientador
LEILA APARECIDA DOMINGUES MACHADO Suplente Interno
LILIAN ROSE MARGOTTO Examinador Interno
MARIA BEATRIZ LIMA HERKENHOFF Examinador Externo

Resumo: RESUMO

Esta dissertação discute a construção do sujeito ético-político nos espaços de um fórum de desenvolvimento comunitário, chamado Bem Maior, localizado na cidade de Vitória - ES. A partir da narrativa de algumas experiências vivenciadas junto ao Fórum Bem Maior e com base nas entrevistas que realizamos com 16 lideranças atuantes nesse espaço, buscamos acompanhar o processo de constituição ético-política da subjetividade engendrada quando do encontro com a alteridade.
Recorremos, principalmente, ao pensamento de Michel Foucault, utilizando alguns de seus principais conceitos como ferramentas teóricas de modo a problematizar a relação entre política e ética. Isso possibilitou-nos pensar a experiência política situada exatamente na trama articulada entre o poder e a resistência, tomada nos termos éticos do cuidado de si.
Esse estudo pretendeu ressaltar o componente ético de constituição da subjetividade como indispensável para a construção do sujeito político como cidadão e a possibilidade de limitação de relações de dominação e sujeição por meio de um exercício ético do cuidado e cultivo da liberdade.

Palavras-chave: Cidadania; Ética; Política.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910