RUMORES DE UMA VIDA

Nome: PRISCILA VESCOVI
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 12/06/2015
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ANA PAULA FIGUEIREDO LOUZADA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANA PAULA FIGUEIREDO LOUZADA Orientador
LEILA APARECIDA DOMINGUES MACHADO Examinador Interno
ROSANE PRECIOSA Examinador Externo

Resumo: Tece-se essa pesquisa na interface entre modos de vida no contemporâneo e literatura.Como meio de produção de uma escrita, este trabalho faz-se via fragmentos literários.Como problema, delineia-se: escrever em meio a corpos cansados que se arrastam sob a égide do niilismo reativo no contemporâneo, na tênue linha de não encampar uma
denúncia, mas perseguir uma estética, um modo de expressão do que se passa. Buscouse,para isso, uma estética trágica. Com o intuito de tomar o trágico como ação, como afirmação estética e filosófica para urdir uma vida, indo de encontro às amarras do niilismo. Desse modo, moveu a urdidura desses fragmentos-dissertativos: como disparar linhas que possibilitem afirmar novas suavidades em corpos conformados? A Literatura,inacabada, informe, pode operar na produção de estranhamentos de corpos esgarçados, como encontro com a alteridade; afirma-se a literatura menor como linha revolucionária. Como metodologia, fragmentos literários foram produzidos e compartilhados com a pergunta: você quer participar de uma experiência literária?
Assim, cada fragmento encontra-se nesse trabalho acompanhado do respectivo retorno daqueles que aceitaram o convite. Todos os fragmentos tocam em vidas cansadas, em corpos fatigados. Escrever é entrar em contato com um dispositivo que pode fazê-los outros, deslocá-los.

Palavras-chave: cansaço; contemporâneo; literatura menor; fragmentos.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910