Resistências e Controles no Paif/cras: o Desafio de Desnaturalizar Práticas e Inventar Novos Possíveis

Nome: KELI LOPES SANTOS
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 10/06/2015

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANA LUCIA COELHO HECKERT Orientador
GILEAD MARCHEZI TAVARES Examinador Interno
HELIANA DE BARROS CONDE RODRIGUES Suplente Externo
ROSANE AZEVEDO NEVES DA SILVA Examinador Externo

Resumo: Esta dissertação se fez no entrecruzamento de diversas experimentações no campo da Assistência Social, tanto experiências de trabalho, quanto em espaços de militância e participação popular. É com essas experiências que tecemos o eixo de nossa pesquisa, a qual propõe discutir como vêm se efetuando atualmente os processos de resistências e os processos de regulamentação da vida no Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), desenvolvido nos CRAS, no âmbito da Política de Assistência Social, especificamente no município de CariacicaES.
Os conceitos de Resistência e Regulamentação da vida de Michel Foucault
constituíram-se como principais ferramentas conceituais desta dissertação. Aqui se fez uso de duas principais estratégias de produção de saber. Uma delas foi analisar as anotações e memórias da pesquisadora e outra foi a análise do material produzido nos encontros realizados com usuárias e profissionais no período de julho a novembro de 2014. Para esta produção de dados, foi utilizada a estratégia de conversas individuais e encontros periódicos com grupos de profissionais que trabalham ou já trabalharam nos CRAS do município de Cariacica. Por meio dessas memórias e conversas foi possível discutir os processos de resistência e controle a partir de diversos pontos de análise como: família, mulher, trabalho, higienização, caridade e direito, risco e vulnerabilidade, dentre outros. Com isso, não se pretendeu
julgar as práticas, mas analisar seus efeitos no âmbito da Assistência Social.
Durante a pesquisa foi possível notar que existem várias Políticas de assistência Social nos CRAS e também para fora deles, não apenas a política estatal, mas também políticas de amizade, de generosidade e políticas rebeldes.

Palavras-chave: Política de Assistência Social; Resistências; Políticas Públicas;
SUAS.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910