Processo de trabalho nas escolas da Serra: Análise dos modos de fazer e de viver – Fase V

Resumo: Este projeto de pesquisa tem como tema o processo de trabalho nas escolas e é uma continuidade da pesquisa desenvolvida desde o ano de 2005 no município de Serra/ES. Seu objeto é o trabalho coletivo nas escolas da referida cidade e seu campo empírico foi em 2008, duas escolas do município. Os recursos metodológicos adotados baseiam-se nos conceitos e princípios desenvolvidos pela Clínica da Atividade. Propõe-se que as atividades de pesquisa sejam realizadas por um Grupo Ampliado de Pesquisa, de que participam tanto pesquisadores provenientes do meio acadêmico, quanto profissionais das escolas que compõe uma CAP (Comunidade Ampliada de Pesquisa) dos educadores da Serra, propiciando a contribuição de múltiplos saberes. A abordagem busca contemplar, na análise do trabalho, a análise da subjetividade e dos processos de subjetivação, contemplando questões cruciais na análise do trabalho contemporâneo. Como resultado espera-se produzir conhecimento sobre o processo de trabalho na escola e desenvolver os ofícios nele incluídos, melhorando as condições de trabalho em educação nas suas múltiplas dimensões.

Data de início: 03/03/2008
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador MARIA ELIZABETH BARROS DE BARROS
Coordenador MARIA ELIZABETH BARROS DE BARROS
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