A formação do estudante: uma visão psicológica sobre as propostas pedagógicas das escolas.

Resumo: A formação escolar é afetada constantemente pela influência de todas as outras instituições que a cerca e a atravessa. Desta forma, certas escolas vêm moldando sua forma de educar numa lógica capitalista de produção de capital humano capaz de obter êxito nos vestibulares mais disputados. A boa colocação no ENEM significa uma escola bem sucedida, e a formação acaba sendo baseada neste exame. Assim concebe-se uma escola visando apenas este fim, fazendo com que se perca a dimensão plural que a escola precisa ter na busca de qualidade. Este estudo pretende compreender por meio dos sítios de divulgação das escolas de que forma estas instituições expressam seus índices de qualidade, apresentam sua forma de trabalhar e que tipo formação acreditam ser um bom norteador de suas práticas pedagógicas. Teremos como ponto de partida a colocação nos Exame Nacional do Ensino Médio, ou qualquer outro dispositivo que apresente técnicas de controle da vida e produção de capital humano com fins de produção de manutenção de classes sociais

Data de início: 2015-08-01
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Colaborador Ana Lucia Coelho Heckert
Coordenador Marcos da Silva Pacheco
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