Intercâmbios institucionais

1- Núcleo de Estudos e Intervenções em Trabalho, Subjetividade e Saúde NUTRAS/UFF.

Desde 2011, o PPGPSI mantém uma colaboração com o NUTRAS, através de intercâmbios efetivados pelos profs. Maria Elizabeth Barros de Barros, Rafael Gomes da Silveira e Ana Paula Louzada e alunos integrantes do Programa de Formação e Investigação em Saúde do Trabalhador. Devido a este intercâmbio, em 2011 iniciou-se uma colaboração com o pesquisador Yves Clot, professor titular do Conservatoire National des Arts e Métiers, CNAM/Paris. O pesquisador esteve no Brasil em 2012, em reunião com grupos de pesquisa e está prevista uma nova vinda do pesquisador em 2013. Uma ex-aluna do PPGPSI (atual orientanda de doutorado da prof. Maria Elizabeth Barros de Barros) realizou doutorado sanduíche no CNAM, sob orientação do prof. Yves Clot. Além disso, devido à este intercâmbio, 2 alunas de iniciação científica da UFES realizaram estágio na Clínica de La Borde, na França, e um contado foi iniciado com Emmanuelle Guattari, filha de Felix Guattari, acenando possibilidades de parcerias futures com a clínica La Borde. Em 2012, a Prof.ª Maria Elizabeth Barros de Barros foi convidada pelo NUTRAS para compor a comissão organizadora de evento internacional sobre clínica da atividade, a ser realizado em 2013, em Natal. Como desdobramento deste evento, a pesquisadora Malika Litim, professora do Conservatoire National des Arts e Métiers CNAM/Paris, virá ao PPGPSI participar de um seminário interno de pesquisa, ocasião em que será definida a possibilidade de colaboração internacional com o CNAM. O intercâmbio vincula-se ao projeto de pesquisa Construindo uma outra psicologia do trabalho: as contribuições da Clinica da atividade. As atividades tiveram início em 2011 e perduram até o momento. Instituições envolvidas: PPGPSI/UFES, UFF, UFRGN, CNAM. Envolve 3 docentes do PPGPSI (Maria Elizabeth Barros de Barros, Rafael Gomes da Silveira e Ana Paula Louzada) e 10 discentes de graduação e 8 discentes do Programa.

2- Colaboração internacional Brasil/Portugal: Desafios metodológicos da pesquisa na área de saúde: contribuições antropológicas.

Visa estabelecer um convênio entre o Centro em Rede de Investigação em Antropologia – CRIA, da cidade de Lisboa, a Universidade de Coimbra (Programa de Pós-Graduação em Antropologia Médica) e o Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional – PPGPSI, e o Programa de Pós Graduação em Educação Física da UFES, PPGEF. Em 2012, tal colaboração concretizou-se através da vinda do Prof. Jorge Varanda (CRIA/Universidade de Coimbra) para participar do I Colóquio Internacional em Metodologias de Pesquisa em Saúde, organizado pelo PPGPSI e pelo PPGEF (10 e 11 de maio de 2012); realização de uma visita-técnica da Prof.ª Luciana Vieira Caliman, financiada pela FAPES, ao CRIA e à Universidade de Coimbra (outubro de 2012); o planejamento de vinda do Prof. Jorge como professor-visitante no PPGPSI e no PPGEF, no ano de 2014 (financiado pelo PPGEF, através de projeto multicêntrico), e a realização de estágio Pós-doutoral da Prof.ª Luciana Caliman na Universidade de Coimbra, no ano de 2015. O intercâmbio vincula-se ao projeto de pesquisa Uma Análise da Dispensa de Metilfenidato pela Assistência Farmacêutica do Espírito Santo. Instituições envolvidas: UFES (PPGPSI e PPGEF), Centro em Rede de Investigação em Antropologia – CRIA, e Universidade de Coimbra. Envolve 6 docentes e cerca de 25 discentes (PPGPSI e PPGEF).

3- Rede de Pesquisas sobre o Método Cartográfico.

Intercâmbio Institucional entre pesquisadores dos Programas de Pós-Graduação em Psicologia da UFRGS, UFES, PUC-Minas, UFS e UNESP, coordenado pela prof. Virgínia Kastrup e o prof. Eduardo Henrique Pereira Passos, visando integrar núcleos de pesquisas que possuem como aporte metodológico a cartografia. Em 2011, foi realizado um ciclo de seminários no PPGPSI, sobre o método cartográfico, com a vinda dos professores Eduardo H. P. Passos, Prof. Virgínia Kastrup e Liliana da Escóssia. Durante o ano de 2011 e 2012, foram realizados encontros mensais, na cidade do Rio de Janeiro (UFF e UFRJ), dos quais participaram as professoras Luciana Vieira Caliman e Maria Elizabeth Barros de Barros, além de orientandos das mesmas, tendo como foco a produção coletiva de materiais bibliográficos sobre a cartografia como método de pesquisa. Como resultado, em 2013 será publicado um número especial da Revista Fractal e um livro (Pistas do Método Cartográfico II, Ed. Sulina), com artigos produzidos pelo grupo. O intercâmbio concretizou-se também através da contribuição dos docentes do grupo em outros projetos desenvolvidos pelo PPGPSI. O Prof. Eduardo Passos (UFF) e a Prof.ª Virgínia Kastrup (UFRJ) atuam como colaboradores do Projeto de Pesquisa Uma Análise da Dispensa de Metilfenidato pela Assistência Farmacêutica do Espírito Santo (financiado pela FAPES), vindo anualmente ao programa para participar dos seminários de pesquisa do projeto. Além disso, a Prof.ª Luciana Caliman e seus orientandos tem realizado visitas-técnicas ao projeto multicêntrico Pesquisa avaliativa de saúde mental: instrumentos para a qualificação da utilização de psicofármacos e formação de recursos humanos, coordenado pelo prof. Eduardo H. P. Passos (UFF) e webconferências para alunos da graduação. Em, 2012, a Prof.ª Silvia Tedesco (UFF) veio ao Programa para ministrar seminários temáticos para a pós-graduação e graduação e colaborar com o projeto de pesquisa Construindo uma outra psicologia do trabalho: as contribuições da Clínica da atividade. O prof. Marcelo Santana (UFF) realizo uma rodas de conversa com alunos da graduação e pós-graduação, sobre a narrativa como metodologia de pesquisa. O intercâmbio vincula-se aos projetos Uma Análise da Dispensa de Metilfenidato pela Assistência Farmacêutica do Espírito Santo; Construindo uma outra psicologia do trabalho: as contribuições da Clinica da atividade; Cartografia de redes de políticas no território; A rede de atenção à infância e juventude do município de Vitória (ES): analisando vínculos e construindo uma tecnologia social. As atividades tiveram início em 25/03/2011 e perduram até o momento. Instituições envolvidas: UFRGS, UFF, UFRJ, UFES, PUC-Minas, UFS, UNESP, Pathfinder (ONG). O intercâmbio envolve 4 docentes do Programa e todos os alunos.

4- Rede de Pesquisas Infância, Juventude e Educação.

Criada em 2011, objetiva o intercâmbio de pesquisas voltadas às problemáticas da infância e da juventude, visando o fomento da comunicação e produção entre os pesquisadores da área. Conta com a participação das professoras do PPGPSI Ana Lúcia Coelho Heckert, Elizabeth Maria Andrade Aragão, Gilead Marchezi Tavares, Ana Paula Louzada e pesquisadores da UFF, UERJ, UFRGS, UFPA. O intercâmbio tem se concretizado através da participação anual das professoras do PPGPSI (acima listadas) nas reuniões da rede, no Rio de Janeiro, na qual projetos e parcerias são pactuados. Como resultado deste intercâmbio, em 2011, a Prof.ª Gilead Marchezi Tavares realizou pesquisa pós-doutoral na UERJ, sob orientação da Prof.ª Esther Maria de Magalhães Arantes (UERJ), integrante da rede. Neste mesmo ano, as profs. Gilead Tavares e Ana Lúcia Heckert participaram do Colóquio Internacional Michel Foucault, realizado na UERJ, como desdobramento dos intercâmbios efetuados. A prof. Kátia Faria de Aguiar (UFF) realizou uma roda de conversa no PPGPSI com o tema Políticas de Comunidades nos Movimentos Sociais. Em 2012, as professoras Esther Arantes (UERJ) e Maria Livia do Nascimento (UFF) participaram de bancas de defesa de mestrado do PPGPSI, de três alunas orientadas pelas professoras Gilead Tavares e Ana Lúcia Heckert. Nos encontros da rede, foi ainda proposto pelas profs. Gilead Tavares, Kátia Aguiar (UFF) e Flavia Lemos (UFPA) um Grupo de Trabalho para o XVII Encontro Nacional da ABRAPSO, intitulado produção subjetiva e práticas de assistência à infância e juventude no Brasil. O intercâmbio vincula-se aos projetos Cartografia de redes de políticas no território; A rede de atenção à infância e juventude do município de Vitória (ES): analisando vínculos e construindo uma tecnologia social; Contornos de cidade: movimentos e composições. As atividades tiveram Início em 01/03/2011 e perdura até o momento. Instituições envolvidas: UFES, UFF, UFRGS, UERJ, UFPA. O intercâmbio envolve 4 docentes do PPGPSI e cerca de 25 discentes do Programa.

5- Laboratório de Pesquisa sobre práticas de Integralidade em Saúde (LAPPIS/UERJ).

Desde 2010, as professoras do PPGPSI Maria Elizabeth Barros de Barros e Ana Lúcia Coelho Heckert têm estabelecido um intercâmbio com os pesquisadores do LAPPIS, concretizado através da promoção e participação do Seminário Nacional de Integralidade em Saúde (2010, 2011 e 2012) e na publicação conjunta de três livros. Assim, desde 2010 os professores do PPGPSI acima referidos tem colaborado nas atividades de pesquisa e projetos desenvolvidos pelo LAPPIS, através de consultorias, participação e organização de atividades conjuntas. Em 2012, destaca-se o apoio dado às atividades do XII Seminário Nacional do LAPPIS ocorrido em Rio Branco/Acre e o estabelecimento de um intercâmbio com o Hospital Sofia Feldman/Belo Horizonte, através da promoção do I Seminário Nacional Incubadora da Integralidade e III Seminário do Programa Incubadora da Integralidade do Hospital Sofia Feldman: Compartilhando saberes e práticas: atravessando as fronteiras na perspectiva da integralidade do cuidado. O intercâmbio vincula-se aos projetos Atividade de trabalho do psicólogo em serviços públicos de saúde e de assistência social; Cartografia de redes de políticas no território; Construindo uma outra psicologia do trabalho: as contribuições da Clinica da atividade. As atividades tiveram início em 2010 e perduram até o momento. Instituições envolvidas: PPGPSI/UFES, LAPPIS/UERJ, Hospital Sofia Feldman. A atividade envolve 2 docentes do PPGPSI (Maria Elizabeth Barros de Barros e Ana Lúcia Coelho Heckert) e cerca de 15 discentes de pós-graduação.

6- Produção de subjetividade e processos de criação: desafios metodológicos.

Trata-se de intercâmbio estabelecido desde 2009 com o Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (PPGP/UFSC) e o Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGPSI/UFRGS). Após a tentativa de efetivação do intercâmbio através da concorrência ao edital PROCAD 21/2009, optou-se pelo estabelecimento de outras colaborações entre os programas. Assim, discentes e docentes do PPGPSI tem participado em atividades do PPGPSI/UFRGS, tais como eventos e reuniões de pesquisa. Professores dos programas citados tem integrado bancas de qualificação de projetos e defesas de dissertação. O diálogo entre docentes e discentes tem sido possibilitado também através da realização de reuniões virtuais e webconferências. Em 2010, a Prof.ª Leila Domingues Machado e a Prof.ª Luciana Vieira Caliman realizaram visitas-técnicas ao Programa (UFRGS), sendo acolhidas pelo grupo de pesquisa coordenado pela Prof.ª Tânia Galli. Nesta ocasião, a Prof.ª Leila realizou o lançamento do livro de sua autoria À Flor da Pele, editado pela Sulina/RS. Em 2011, o prof. Luciano Bedin (UFRGS) ministrou o minicurso Estratégias biográficas: o biografema com Barthes, Deleuze, Nietzsche e Henri Miller, para os alunos do PPGPSI e realizou o lançamento de livro de sua autoria. Em 2012, a Prof.ª Maria Elizabeth Barros de Barros participou do seminário Intercessões Metodológicas, à convite do PPGPSI/UFRGS, juntamente com a Prof.ª Virgínia Kastrup (UFRJ), com o intuito de debater aspectos metodológicos dos projetos de mestrado e doutorado em andamento no Programa. Ainda como resultado deste intercâmbio, a prof. Leila Domingues Machado planeja a realização de estágio pós-doutoral em 2013, na UFRGS, sob orientação da Prof.ª Tânia Galli, além de visitas de 3 alunos do PPGPSI à UFRGS para integrar atividades de pesquisa coordenadas pela Prof.ª Tânia Galli e pelo Prof. Luciano Bedin. O intercâmbio vincula-se aos projetos Coisas que se passam sobre a pele da cidade: clínica urbana e políticas de subjetivação no contemporâneo; Desafios contemporâneos em saúde mental; Construindo uma outra psicologia do trabalho: as contribuições da Clinica da atividade. As atividades tiveram início em 2009 e perduram até o momento. Instituições envolvidas: PPGPSI/UFES, UFRGS, UFSC. Envolve 3 docentes do PPGPSI (Leila Domingues Machado, Luciana Veira Caliman e Maria Elizabeth Barros de Barros) e cerca de 15 discentes do Programa.

7- Tecnologias e modos de subjetivação.

Trata-se de intercâmbio estabelecido entre os pesquisadores que integram o Grupo de Trabalho da ANPEPP Tecnologias e modos de subjetivação. Após a reunião da ANPEPP em 2012, os integrantes do GT têm organizado encontros na cidade do Rio de Janeiro, com o intuito de fortalecer a colaboração. Como resultado, será publicado em 2013 o livro Cartas para Pensar Políticas de Pesquisa em Psicologia, organizado pelas profs. Gilead Marchezi Tavares (PPGPSI), Marcia Moraes (UFF) e Anita Guazzelli Bernardes (Universidade Católica Dom Bosco). O intercâmbio entre o grupo tem sido fortalecido através da participação conjunta em bancas de defesa de mestrado e doutorado. Em 2012, os profs. Pedro Paulo Bicalho (UFRJ) e Marcelo Ferreira (UFF) estiveram em bancas do PPGPSI e a Prof.ª Gilead Tavares participou de uma banca de doutorado na Universidade Federal Fluminense. O intercâmbio vincula-se ao projeto Utilização da noção de risco pelas políticas públicas de atenção à infância e adolescência. As atividades tiveram início em julho de 2012 e perduram até o momento. Instituições envolvidas: PPGPSI/UFES, UFF, UERJ, UFRJ, UFRGS, Universidade Católica Dom Bosco, UNISC, UFAL. Envolve 1 docente do PPGPSI (Gilead Marchezi Tavares) e 2 discentes da pós-graduação.
8- Subjetividade, conhecimento e práticas sociais. Trata-se de intercâmbio estabelecido entre os pesquisadores que integram o Grupo de Trabalho da ANPEPP Subjetividade, conhecimento e práticas sociais. Em 2012, como resultado do trabalho do grupo, foi publicado o livro Pesquisar na Diferença (Ed. Sulina), e em 2013 será lançado o livro Clínicas do Trabalho, organizado pelas profs. a Prof.ª Maria Elizabeth barros de Barros, Tânia Galli (UFRGS) e Fernanda Amador (UFRGS) esteve em duas bancas no programa de psicologia Social e Institucional da UFRGS e a prof. Tania Galli participou de duas bancas no PPGPSI. O intercâmbio está vinculado ao projeto de pesquisa Construindo uma outra psicologia do trabalho: as contribuições da Clinica da atividade. As atividades tiveram início em 2012 e perduram até o momento. Instituições envolvidas: UFES, UFF, UFRGN, UFSC, UERJ. Envolve 1 docente do PPGPSI (Maria Elizabeth Barros de Barros).

9- Políticas de subjetivação, invenção do cotidiano e clínica da resistência.

Trata-se de intercâmbio estabelecido entre os pesquisadores que integram o Grupo de Trabalho da ANPEPP Políticas de subjetivação, invenção do cotidiano e clínica da resistência, do qual participam as profs Maria Cristina Campello Lavrador e Leila Domingues Machado. Como resultado do intercâmbio, durante o ano de 2012, o grupo organizou o livro Cotidiano e processos de subjetivação: aprisionamentos e expansões, que será publicado em 2014. Em 2013, será realizado um seminário interno do GT, na cidade do Rio de Janeiro e está prevista a organização de um Seminário Aberto, a ocorrer em 2014 no PPGPSI. O intercâmbio está vinculado aos projetos de pesquisa Coisas que se passam sobre a pele da cidade: clínica urbana e políticas de subjetivação no contemporâneo; Desafios contemporâneos em saúde mental. As atividades tiveram inicio e 2012, na reunião da ANPEPP em Belo Horizonte, MG, e perduram até o momento. Instituições envolvidas: UFES, UFF, UERJ, UFRGN, UFS, UFRGS, PUC/Minas. Envolve 2 docentes do PPGPSI (Maria Cristina Campello Lavrador e Leila Domingues Machado).

10- Intercâmbio com a Prof.ª Marisa Lopes da Rocha (UERJ).

Teve início com a realização de estágio Pós-doutoral da Prof.ª Ana Lúcia Heckert (PPGPSI), com bolsa FAPERJ, orientado pela prof. Marisa Lopes da Rocha. O intercâmbio está vinculado ao projeto Cartografia de redes de políticas no território. Duração da atividade: agosto 2011 a agosto de 2012. Instituições envolvidas: UERJ e PPGPSI/UFES. Envolve 1 docente do PPGPSI (Ana Lúcia Heckert).

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910