Representações Sociais de Adolescência e Trabalho para adolescentes inseridos em contextos de aprendizagem profissional

Resumo: O objetivo da pesquisa é compreender as Representações Sociais (RS) de adolescência, trabalho e inserção laboral de adolescentes aprendizes. As representações sociais são relevantes para a compreensão da organização social dos grupos por influenciarem as práticas sociais dos indivíduos e as formas de compreender e significar a realidade dos atores sociais Participarão do Estudo I cem meninas e cem meninos, com idades entre 14 e 18 anos, inseridos em um programa de aprendizagem profissional de da Grande Vitória/ES. O instrumento conterá questões sociodemográficas e de associação-livre, com os seguintes termos indutores: 1)adolescência; 2) trabalho; 3)ser adolescente e trabalhar; 4)programa de aprendizagem profissional. As questões de associação-livre serão analisadas com o software EVOC. No estudo II serão entrevistados 20 adolescentes (10 meninos e 10 meninas) com roteiro com questões semiestruturadas que abordarão as motivações de entrada/percepções de mudanças psicossociais após inserção laboral. Essas questões abertas serão categorizadas a partir da Análise de Conteúdo de Bardin. Espera-se que a identificação das RS relacionadas ao contexto laboral desses adolescentes contribua com a criação de novas formas de acompanhamento de adolescentes participantes de programas de aprendizagem profissional com vistas na melhoria desses, considerados políticas públicas de inclusão social de jovens/adolescentes de classes populares.

Data de início: 02/05/2011
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Doutorado RENATA DANIELLE MOREIRA SILVA
Transparência Pública
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