Desempenho operatório e prática de jogos eletrônicos de regras em crianças com e sem indícios de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH): avaliação e intervenção

Resumo: O presente trabalho tem como objetivo geral avaliar o desempenho operatório de 20 crianças com e sem indícios de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), por meio de provas piagetianas, particularmente quanto ao raciocínio espacial e às operações de permutação. Os participantes serão estudantes do ensino fundamental, com idades entre 8 e 10 anos. As crianças que comporão o primeiro grupo – com indícios de TDAH - serão selecionadas por meio da Escala de TDAH (versão para professores). Posteriormente pretende-se intervir junto aos dois grupos por meio de oficinas com os jogos eletrônicos de regras “Zona Trash 3” e “Protocolos” que fazem parte do CD Missão Cognição. Será realizada uma comparação entre o desempenho operatório dos dois grupos, com base na análise do desempenho de cada participante nas provas piagetianas e no registro das oficinas. Espera-se que o presente estudo possa ser útil para uma maior reflexão sobre a necessidade de inclusão de aspectos do desenvolvimento cognitivo na análise das causas e efeitos do TDAH e para proporcionar subsídios teóricos e práticos para psicólogos, educadores e pais no que diz respeito à prática dos jogos eletrônicos de regras com crianças com e sem indícios de TDAH.

Data de início: 2009-08-01
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Doutorado Simone Chabudee Pylro
Coordenador Claudia Broetto Rossetti
Acesso à informação
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