Jovens Mediadores da Prevenção do Uso de Drogas

Resumo: Usar drogas é um problema grave vivenciado em especial por jovens em vulnerabilidade, e cada vez mais cedo. O Ensino Médio predispõe a experimentação. Dentre os alunos brasileiros, 5% usam drogas antes dos 10 anos, e o uso pesado é mais frequente entre os alunos de baixo nível socioeconômico de escolas públicas. A despeito do consenso sobre efetividade no estado da arte da prevenção, há discordâncias e contradições sobre alguns elementos de efetividade, por exemplo, o elemento “alunos como mediadores”. Objetivo: descrever os efeitos de uma intervenção escolar em prevenção do uso de drogas coletivamente construída para a escola – com foco no elemento “alunos como mediadores” – sobre fatores de risco e proteção para o uso e sobre danos do uso. Metodologia: 712 alunos e 67 profissionais de uma escola estadual de Ensino Médio do município de Serra-ES participarão fornecendo dados por meio de instrumentos de análise de fatores de risco e proteção, de redes sociais e de danos do uso (e.g., questionário da rede escolar, checklist de danos do uso e outros). Outra fonte de dados será os projetos educacionais em andamento na escola. A pesquisa está delineada em três fases: pré-intervenção, intervenção e pós-intervenção. Análise: os dados pré e pós-intervenção serão analisados a partir das instruções de análise dos instrumentos de coleta. Os componentes ativos dos projetos educacionais da escola serão comparados aos elementos de qualidade de projetos de prevenção. Os dados de danos do uso de drogas serão analisados considerando frequência e tipo de dano por aluno/turno/turma. O processo da intervenção será analisado qualitativamente no andamento da execução, enfatizando a compreensão da vivência dos participantes com a intervenção e com seus impactos. A análise integrativa dos dados quantitativos será processada por técnicas estatísticas. As qualitativas serão analisadas por seu conteúdo.

Data de início: 01/01/2016
Prazo (meses): 36

Participantes:

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Coordenador ELIZEU BATISTA BORLOTI
Transparência Pública
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