Análise de indicadores de temperamento e comportamento em crianças com Transtorno do Espectro Autista.

Resumo: Nas últimas décadas, o Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem sido muito investigado no âmbito científico, ganhando notoriedade em diferentes contextos sociais, especialmente devido à complexidade do diagnóstico, ao aumento da prevalência e ao grande impacto socioemocional familiar. O Brasil carece de estudos demográficos para avaliar as especificidades dessa condição na população pediátrica, mas dados do U.S. Department of Health and Human Services indicam que 1 em cada 68 crianças (0 a 8 anos) podem se enquadrar no TEA. Assim, são relevantes as investigações que analisam o impacto do transtorno na trajetória desenvolvimental infantil, bem como as que permitem compreensão mais abrangente que considere os processos autorregulatórios. Este projeto tem por objetivo avaliar variáveis do desenvolvimento, temperamento e comportamento em amostra com TEA, estimando a participação de 30 crianças, 4 a 10 anos, e cuidadores principais, selecionados em serviços públicos ou privados da Grande Vitória/ES, por meio de entrevistas e instrumentos psicológicos. Espera-se que os resultados contribuam para a discussão do fenômeno, auxiliando na proposição de intervenções locais.

Data de início: 01/08/2018
Prazo (meses): 12

Participantes:

Papelordem crescente Nome
Coordenador KELY MARIA DE SOUSA PEREIRA
Aluno Mestrado DEYSE SALATIEL DE MOURA
Transparência Pública
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