Se a criança importa em seus processos educacionais e subjetivos: porque temos tanto medo que ela fale sobre gênero, sexualidade e outras dissidências?

Resumo: A presente proposta de pesquisa dialoga com outras já desenvolvidas no Programa de Iniciação Científica da Ufes e em dissertações em desenvolvimento sobre minha coordenação no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Institucional. Neste momento, desdobrando pesquisas dentro de pesquisas e, com elas nossas obsessões com algumas políticas no presente, em seu caráter punitivo/moralista na defesa de um ideal de criança que não sabemos se ela já existiu. O ideal de criança amplamente desejado e perseguido fica nos parecendo existir somente em alguns manuais de comportamento/desenvolvimento e não contempla as muitas das crianças que fomos. Assim, buscaremos responder neste trabalho de investigação, a seguinte questão: Por que temos tanto medo de pensarmos a infância em sua relação com a sexualidade e gênero? Em pesquisas anteriores, o sujeito da infância, guardado como segredo aparece de forma sacralizada e proibido de falar. Logo, fica parecendo que a criança não é um sujeito de gênero e sexualidade, muitos menos um sujeito que verdadeiramente importa. Historicamente diferentes dispositivos de saber e poder foram produzidos e são cotidianamente reafirmados com o objetivo de salvaguardar este sujeito do mundo do adulto. Dele se fala, mas não se permite que ele se ponha a falar. Por isso, a fala da criança, como memória, guardada em nós, tanto nos interessa. Para ouvir e saber o que a criança como memória tem a nos dizer nessa pesquisa, recorremos à metodologia qualitativa aos modos com os estudos com os cotidianos, nos valendo de conversas e memórias de integrantes do Grupo de Estudos e Pesquisas em Sexualidades. Temos como hipótese inicial que a criança guardada em nós tem muito a contra-argumentar sobre o que sabemos desse sujeito em seu exercício de aprendizagem com seu corpo, gênero e sexualidade e com o outro.

Data de início: 01/08/2016
Prazo (meses): 108

Participantes:

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Coordenador ALEXSANDRO RODRIGUES
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