Pesquisa em Arte, Subjetividade e Tecnologia

Resumo: O grupo Pesquisa em Arte, Subjetividade e Tecnologia dedica-se a estudar o universo da arte (das pinturas aos outdoors publicitários, das escultura em mármore aos memes de Internet), bem como a literatura e o cinema, buscando elementos para entender como a história da técnica e o surgimento de novas tecnologias (especialmente as digitais) vem interagindo com a sociedade, trazendo assim profundas consequências para os processos de subjetivação (Guattari) contemporâneos.
Nossa aposta é que a tão propalada velocidade das novas tecnologias (ao mesmo tempo causa e consequência de um capitalismo especulativo e volátil) é central para um tempo em que importam as questões identitárias e suas lutas políticas, bem como as iminentes mudanças nos regimes econômicos e na vida cotidiana da população mundial, com consequências para as percepções da ideia de saúde, bem como dos corpos humanos (em suas possíveis interações com máquinas) e suas identidades.
Analisando obras artísticas, literárias e cinematográficas, buscamos entender a genealogia (Foucault) dessas questões, aliando a análise dos materiais artísticos à história das técnicas e também à história das ideias. Acreditamos que tais questões são importantes para embasar os debates sobre a sociedade contemporânea e a crescente onipresença tecnológica na vida cotidiana, com reflexos futuros ainda bastante incertos. As mídias (as redes sociais, o jornalismo online, o fluxo contínuo de informações) também serão objeto de nossa atenção. Os discursos que atravessam o sujeito contemporâneo (artísticos e comunicacionais) são nosso objeto central de análise.
Para atingir esses objetivos, o grupo Pesquisa em Arte, Subjetividade e Tecnologia aposta em uma abordagem interdisciplinar, reunindo integrantes de diferentes áreas, a saber: artes, cinema, psicologia institucional, comunicação, saúde.

Data de início: 08/08/2018
Prazo (meses): 24

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Aluno Mestrado JESSICA MARIANA PARRILHA DA SILVA
Aluno Mestrado ANDERSON CACILHAS SANTIAGO
Aluno Mestrado PATRÍCIA GUIDONI
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910