Eletivas
Para fins de enriquecimento cultural, de aprofundamento e/ou atualização de conhecimentos específicos que complementem a formação acadêmica, o aluno regular da UFES poderá cursar, como eletivas, disciplinas de Graduação que não pertençam à grade curricular de seu curso. O aluno poderá inscrever-se em disciplinas eletivas, desde que tenham sido satisfeitas as exigências de pré-requisitos e de compatibilidade de horário. As disciplinas eletivas poderão ser computadas para efeito da carga horária necessária à integralização curricular.
Todos os alunos da Ufes têm o direito de realizar disciplinas oferecidas por outros cursos da Universidade e que não fazem parte do currículo de seu curso de origem, até o limite de 20% (vinte por cento) da carga horária total das disciplinas a serem cursadas para integralização curricular. As disciplinas eletivas também não podem representar mais de 50% (cinquenta por cento) da carga horária das disciplinas em que o aluno estiver matriculado no semestre letivo vigente.
Para cursar uma eletiva, basta se matricular na disciplina de interesse do estudante durante o ajuste de matrícula via Portal do Aluno, seguindo o que determina a resolução n. 57/2000 (CEPE).
O aluno deve procurar o professor da disciplina para informar seu interesse e freqüentar normalmente as aulas desde o início do período letivo determinado pelo Calendário Acadêmico.
Quando for o caso, é preciso pedir que o coordenador do Colegiado de Psicologia solicite a abertura de escopo e de vagas junto ao Departamento que oferece a disciplina, antes do ajuste de matrícula (segunda etapa). É necessário se informar com o professor da disciplina ou com o chefe do Departamento que oferece a disciplina sobre a necessidade de fazer esse pedido.
No currículo do Curso de Psicologia as Disciplinas Eletivas também contam como carga horária de Atividades Complementares, com 30 horas cada, até o limite de 60h, independentemente da quantidade de disciplinas cursadas e da carga horária de cada uma delas.
Outra possibilidade é solicitar que a disciplina eletiva seja aproveitada como Optativa. Para isso, basta preencher o formulário disponível no colegiado e na página do CCHN/Colegiado http://www.psicologia.ufes.br (formulários úteis aos estudantes), anexar o Histórico Parcial em que consta a aprovação na disciplina, o programa da disciplina, e entregar na secretaria do Colegiado de Curso. A coordenação avalia se a disciplina cursada tem conteúdo programático compatível com os objetivos do Curso de Psicologia e encaminha para a PROGRAD para registro no histórico escolar do/a estudante. A transformação é registrada no Histórico Parcial do Aluno pela Prograd somente no final do último semestre do aluno.