Grupos e núcleos de pesquisa
Grupos cadastrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq
1) Etologia e Neurociências
Líder(es): Rosana Suemi Tokumaru
2) Estudos em Carreira
Líder(es): Priscilla de Oliveira Martins da Silva e Alexsandro Luiz de Andrade
3) Laboratório de Estudos do Desenvolvimento Humano
Líder: Claudia Broetto Rossetti
4) Processos Psicológicos e Saúde
Líder(es): Kely Maria de Sousa Pereira e Alessandra Brunoro Motta Loss
5) Psicologia da Moralidade: processos de desenvolvimento e contextos socioculturais
Líder: Heloisa Moulin de Alencar
6) Núcleo de Estudos em Psicologia Política e Processos de Exclusão Social
Líder (es): Pollyana de Lucena Moreira
7) Núcleo de Intervenção e Pesquisas em Psicologia Societal (NIPPSO)
Líder: Mariana Bonomo
8) Grupo de Estudos e Práticas em Psicologia Positiva - GEPPsi+
Líderes: Valeschka Martins Guerra e Cynthia Perovano Camargo
Líder: Alline Alves de Sousa
Núcleos de pesquisa do PPGP/UFES
LAFEC
O Laboratório de Fenomenologia Experimental e Cognição (LAFEC/UFES) é coordenado pela Profa. Mariane Lima de Souza e está vinculado à linha de pesquisa Psicologia do Desenvolvimento Humano e da Saúde da Criança e do Adolescente do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFES, além de colaborar com o Laboratório de Fenomenologia Experimental e Cognição da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Desde 2006 vem desenvolvendo pesquisas sobre os processos cognitivos a partir de uma abordagem fenomenal que busca a interface com a neurociência cognitiva.
Professora coordenadora: Mariane Lima de Souza
Contato: limadesouza [at] gmail.com
REDEPSO
Fundada no ano 2000 pela Profa. Zeidi Trindade, a Rede de Estudos e Pesquisa em Psicologia Social (Redepso) está vinculado ao Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento e ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFES e tem como objetivo promover a formação, a pesquisa e a extensão em Psicologia Social desenvolvendo ações voltadas para a realização de espaços de formação, como cursos e eventos apresentando métodos, temas e teorias da Psicologia Social que possuem grande relevância social. A Redepso é composta por quatro grupos de pesquisa: Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Política e Processos de Exclusão Social – Nepppes, coordenado pela Profa. Pollyana Moreira; Núcleo de Intervenções e Pesquisas em Psicologia Social – Nippso, coordenado pela Profa. Mariana Bonomo; Núcleo de Estudos e Práticas em Pensamento Social – Praps, coordenado pelo Prof. Rafael Wolter; Núcleo de Pesquisas e Intervenções em Saúde, Gênero e Psicologia Social – Sageps, coordenado pela Profa. Sabrine Mantuan. Por meio destes núcleos de pesquisa, integram a Redepso estudantes de graduação, pós-graduação, pesquisadores e docentes colaboradores de diferentes Instituições de Ensino Superior do país,
NEPPPES
O Núcleo de Estudos em Psicologia Política e Processos de Exclusão Social tem como objetivo desenvolver pesquisas e ações de formação científica sobre processos de exclusão social, identidade social, ideologia política, pensamento moral e ação política nas áreas da Psicologia Social e da Psicologia Política. O Nepppes inclui estudantes da graduação e da pós-graduação inseridos em uma das duas linhas de pesquisa: 1. Desenvolvimento Social e Ação Política; 2. Comportamento Sociopolítico e Processos de Exclusão Social
Professora coordenadora: Pollyana de Lucena Moreira
contato: nepppes.ufes [at] outlook.com / pollyana.moreira [at] ufes.br
NIPPSO
O Núcleo de Intervenção e Pesquisas em Psicologia Societal (NIPPSO) tem como objetivo desenvolver pesquisas, intervenções e ações de formação técnico-científica voltadas a processos psicossociais e metodologias científicas, tendo como referência teorias do campo da Psicologia Social (identidade, memória e representações sociais). Integrando estudantes em Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado em Psicologia, o grupo tem desenvolvido trabalhos que se inserem nas seguintes linhas de atuação principais: 1). Povos e comunidades tradicionais; 2). Psicologia e Ruralidades; e 3). Identidade e representações sociais em diferentes contextos socioculturais.
Professora coordenadora: Mariana Bonomo
Contato: nippso.ufes [at] gmail.com / mariana.bonomo [at] ufes.br
SAGEPS
O Núcleo de pesquisas e intervenções em Saúde, Gênero e Psicologia Social conta com a participação de estudantes de graduação e de pós graduação e uma professora do Departamento de Terapia Ocupacional. O núcleo adota como referencial teórico sobretudo perspectivas sociológicas de Psicologia social, especialmente a Teoria das Representações Sociais, além de teorias feministas/estudos de gênero. Como eixos temáticos principais, adota: 1. Gênero e questões inter-relacionadas; 2. Família, parentalidade e relações amorosas/conjugais; 3. Saúde e processos psicossociais.
Professora coordenadora: Sabrine Mantuan dos Santos Coutinho
PRAPS
O Núcleo de Estudos de Práticas e Pensamento Social desenvolve pesquisas em diversos temas ligados à saúde e educação, assim como os processos de exclusão (preconceito, estereótipo). Atualmente trabalhamos em 3 grandes linhas: 1. Estrutura, Pensamento Social e Práticas Sociais (desenvolvimento de teorias e métodos), 2. Influência Minoritária e 3. Brasilidade.
Professor coordenador: Rafael Moura Coelho Pecly Wolter
LAPSIM
O Laboratório de Psicologia da Moralidade (LAPSIM) possui como objetivo geral o estudo, a pesquisa e a intervenção so¬bre temas relacionados à Psicologia da Moralidade, área de investigação dos processos psicológi¬cos cognitivos e afetivos que levam um indivíduo a legitimar regras, princípios e valores morais. Dessa forma, pretendemos investigar a moralidade na infância, adolescência, adultez e velhice, em suas articulações com questões do cotidiano, nos diferentes contextos educacionais e/ ou socioculturais.
Professora coordenadora: Heloisa Moulin de Alencar.
Professores participantes: Sávio Silveira de Queiroz e Antonio Carlos Ortega.
Equipe: Professores, alunos da Graduação em Psicologia e da Pós-Graduação-PPGP. (O LAPSIM está relacionado ao Grupo de Pesquisa do CNPq intitulado: Psicologia da Moralidade: processos de desenvolvimento e contextos socioculturais).
Contato: heloisamoulin [at] gmail.com Site: www.lapsim.ufes.br
LEDHUM
O Laboratório de Estudos do Desenvolvimento Humano (LEDHUM/UFES) tem como objetivo geral a pesquisa e a intervenção, com ênfase nos aspectos cognitivos, afetivos e sociais, em diferentes contextos de desenvolvimento ao longo do ciclo de vida. Atualmente, são realizados trabalhos de Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado, além de projetos de Extensão e Estágio Curricular Supervisionado. As temáticas estudadas tem sido: avaliação e intervenção com jogos de regras de desenvolvimento típico e atípico, construção de novos instrumentos e procedimentos de avaliação e intervenção, interações afetivas e vínculos na infância, processos de socialização emocional e o desenvolvimento de competências socioemocionaismodelagem e simulação de processos cognitivos, investigações sobre diferentes contextos de desenvolvimento humano, avaliação neuropsicológica nos contextos de desenvolvimento típico e atípico em todas as faixas etárias do ciclo vital, processos educacionais e desenvolvimento, permanência estudantil no ensino superior.
Professores participantes: Claudia Broetto Rossetti, Cláudia Patrocinio Pedroza Canal, Gabriella Garcia Moura, Hugo Cristo Sant'Anna. Também integram o laboratório a professora Daniela Dadalto Ambrozine Missawa (DPSD/UFES) e o professor visitante estrangeiro Abraham Barouch Gilbert (DPSD-PPGP/UFES)
LAPEPP
O Laboratório de Pesquisa em Psicologia Pediátrica (LAPEPP) do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFES (PPGP/UFES) se dedica à realização de pesquisas na interface saúde e desenvolvimento da criança e do adolescente, incluindo seus familiares e os profissionais que lidam com essa população em diferentes contextos. As temáticas de pesquisa englobam, de forma ampla, os fatores de risco e proteção para problemas de desenvolvimento na população infanto-juvenil, e mais especificamente, o impacto das doenças crônicas e da hospitalização, os efeitos decorrentes de condições de vulnerabilidade, como prematuridade e baixo peso ao nascer, parentalidade e processos de estresse e coping e seus efeitos no desenvolvimento, instrumentos e medidas, dentre outras variáveis ligadas ao desenvolvimento atípico. Assim, os estudos são realizados com ênfase nos processos de avaliação e intervenção em saúde e desenvolvimento, priorizando pesquisas aplicadas que realizem a transferência de conhecimento para a prática, diminuindo, assim, a lacuna entre a produção científica e os contextos de atuação profissional, e visando o bem-estar e melhoria na qualidade de vida da população pediátrica.
Professoras participantes: Alessandra Brunoro Motta Loss, Fabiana Pinheiro Ramos e Kely Maria de Sousa Pereira.
LEITRAS
O Laboratório de Estudos e Intervenções em Trabalho, Assistência e Saúde (LEITRAS/UFES) tem como objetivo geral a pesquisa e a intervenção, com ênfase nos aspectos relacionados à saúde e saúde mental em diferentes contextos. Atualmente, são realizados trabalhos de Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e Pós Doutorado, além de projetos de Extensão e Estágio Curricular Supervisionado. Os projetos desenvolvidos buscam a inserção social em diferentes campos que fazem interface com a temática da promoção à saúde. As temáticas estudadas tem sido: saúde na atenção básica, saúde mental, saúde mental infantojuvenil, comportamento suicida, processos de trabalho em serviços de saúde, processos de cuidado em serviços de acolhimento institucional e de saúde, redes de apoio social em unidade neonatal e investigações sobre diferentes contextos de saúde.
Professoras participantes: Luziane Zacché Avellar e Alexandra Iglesias. Também integram o grupo as professoras: Luciana Bicalho Reis (DPSI/UFES) e Meyriele Belotti (TO/CCS/UFES).
GEPPsi+
O GEPPsi+ tem como objetivo realizar estudos e práticas sobre temas que integram o movimento da Psicologia Positiva. De forma geral, o tema central é o bem-estar, que é investigado em correlação com diversos outros temas e contextos, tais como autocompaixão, espiritualidade e sofrimento psicológico. Com relação às atividades práticas, o grupo visa a aplicar em projetos de extensão para o público geral, o conhecimento da área.
Professora responsável: Valeschka Martins Guerra
LAPPTOS
O LAPPTOS desenvolve estudos e práticas nas áreas de pesquisa: (1) Psicologia do Trabalho e Organizacional e (2) Saúde, Subjetividade e Trabalho. O objetivo do laboratório é favorecer a produção de conhecimentos relacionados à investigação, diagnóstico, planejamento, avaliação e intervenções que analisama relação dos sujeitos e dos grupos com o trabalho e das organizações, assumindo a centralidade do trabalho na vida social e das pessoas, como produtor de sentidos sobre si e sobre o mundo, determinante dos valores e do processo saúde-doença. O laboratório desenvolve investigações que buscam compreender as possíveis relações entre organizações, trabalho, saúde e subjetividade, a partir do desenvolvimento de estudos com ênfase em: atividade de trabalho e saberes coletivos, relações e efeitos do trabalho na saúde, na subjetividade, e nos coletivos de trabalhadores e formação profissional. Tais estudos podem contribuir para evidenciar aspectos da interação sujeitos-trabalho-organizações-sociedade, dos processos de produção de subjetividade e de relações trabalhistas e sindicais.Assumindo que os conhecimentos produzidos nas pesquisas visam a transformação dos processos psicossociais noscontextos laborais, e considerando as múltiplas determinações sociais da relação humano-trabalho, o laboratório desenvolve práticas de devolutiva e debate dos resultados das pesquisas para os campos pesquisados, a fim de atuar como apoio consultivo no planejamento, avaliação e desenvolvimento de processos de gestão do trabalho nas organizações, no planejamento e desenvolvimento de processos formativos para organizações, políticas públicas e entidades representantes dos trabalhadores, e na assessoria a sindicatos na luta por melhores condições de trabalho.
Professores Participantes: Alline Alves de Sousa, Roberta Belizário Alves e Thiago Drumond Moraes.