Credenciamento de docentes
Norma geral da Ufes (Credenciamento e Recredenciamento de Docentes):Os docentes dos Programas de Pós-graduação devem produzir trabalhos científicos e tecnológicos de valor comprovado de acordo com os critérios estabelecidos pelos órgãos internos e externos de acompanhamento e avaliação da Pós-graduação.
Os docentes devem estar cadastrados na Plataforma Lattes do CNPq e devem manter seu Currículo Lattes atualizado, informando sua produção científica e tecnológica no mínimo duas vezes por ano (até 30 de junho e até 31 de dezembro).
Os docentes de Programas de Pós-graduação são classificados em duas categorias: Professores Permanentes e Professores Colaboradores.
Após a criação do Programa de Pós-graduação, a inclusão, o desligamento e a categorização dos professores que fazem parte do corpo docente deverão ser aprovadas pelo Colegiado Acadêmico respectivo.
Os critérios de permanência e categorização dos docentes deverão ser estabelecidos no Regimento Interno de cada Programa, levando em consideração as diretrizes de sua área de avaliação da CAPES.
A categorização dos docentes se dará anualmente.
O ato de solicitação de adesão de um docente a um Programa de Pós-graduação será formalizado pelo preenchimento do Termo de Concordância para “Participação em Curso de Pós-graduação” previsto nos Anexos I e II do Regulamento Geral de Pós-Graduação.
Norma do Programa para o Credenciamento e Recredenciamento de Docentes:
CRITÉRIOS PARA INGRESSO DE PROFESSORES NO PPGP E PARA HABILITAÇÃO À ORIENTAÇÃO (ANEXO 1 - Regimento do PPGP)
INGRESSO
1. O docente poderá ingressar no PPGP como professor
permanente ou como professor colaborador, por meio de convite de um de seus professores permanentes e aprovação pelo Colegiado.
2. Para ingressar como professor permanente é preciso:
2.1 ter publicado pelo menos 6 (seis) artigos em periódico científico classificado nos cinco primeiros estratos do Qualis vigente (B1 ou maior) nos quatro anos anteriores.
3. Para ingressar como professor colaborador é preciso ter publicado pelo menos 4 (quatro) artigos em periódico científico classificado nos cinco primeiros estratos do Qualis vigente (B1 ou maior) nos quatro anos anteriores.
4. Para passar à condição de professor permanente, o professor colaborador deverá ter pelo menos 6 (seis) publicações de artigos em periódicos científicos classificados nos cinco
primeiros estratos do Qualis vigente (B1 ou mais).