Histórico
O Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Espírito Santo foi criado a partir da proposta de um grupo de professores do Departamento de Psicologia Social e do Desenvolvimento, sendo oficialmente implantado em abril de 1992. Quando o Programa foi proposto, existiam Cursos de Mestrado em Psicologia em apenas 10 estados da federação.
O Programa iniciou suas atividades acadêmicas em agosto de 1992, com seis professores permanentes, cinco docentes participantes e quatro docentes em treinamento. Em julho de 1994, o Programa foi recomendado pelo Grupo de Trabalho Consultivo da CAPES, e passou a contar com apoio institucional da CAPES, do CNPq e do CMCT/FACITEC (órgão municipal de fomento à ciência e à tecnologia). A partir de 2005 passou a funcionar regularmente a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES) e o PPGP passou a contar com financiamento de projetos e bolsas de estudo concedidas em âmbito estadual.
O Mestrado em Psicologia da UFES teve a sua primeira avaliação da CAPES em 1996, tendo recebido o Conceito B. Esse conceito possibilitou a emissão de diplomas reconhecidos e a continuidade da concessão de bolsas pelas agências de fomento.
Na segunda avaliação, em 1998, o curso obteve Conceito 3, o que possibilitou o seu recredenciamento através da Portaria Nº 132/MEC, de 02.02.99.
A proposta do Programa de criar o nível de Doutorado em Psicologia, com 11 docentes permanentes, obteve recomendação do Conselho Técnico Científico da CAPES em 18/08/99. O Doutorado iniciou seu funcionamento em 2000/1, com Conceito provisório 3. O Espírito Santo foi o sétimo estado do país a contar com formação em nível de Doutorado em Psicologia.
Na avaliação da CAPES de 2001, e que foi a primeira referente a um triênio (1998/1999/2000) o PPGP/UFES, já então incluindo os níveis de Mestrado e Doutorado, recebeu Conceito 4.
Nas avaliações trienais seguintes da CAPES realizadas em 2004, 2007, 2010 e 2013 o PPGP/UFES obteve o Conceito 5.
Alunos Formados e Matriculados:O programa já formou 311 mestres e 102 doutores e conta com 118 alunos regularmente matriculados, sendo 50 no Mestrado, 57 no Doutorado e 11 Pós-Doutoramento (dados referentes a 30.04.2017).
Nome dos coordenadores e coordenadores-adjuntos:
Coordenador(a)-Adjunto(a): Mariane Lima de Souza
Gestão 2015-2017:
Coordenador(a): Claudia Broetto Rossetti
Coordenador(a)-Adjunto(a): Luziane Zacché Avellar/Edinete Maria Rosa/Luziane Zacché Avellar (exercício intercalado)
Gestão 2013-2015:
Coordenador(a): Edinete Maria Rosa
Coordenador(a)-Adjunto(a): Claudia Broetto Rossetti
Gestão 2011-2013:
Coordenador(a): Maria Cristina Smith Menandro
Coordenador(a)-Adjunto(a): Lídio de Souza
Gestão 2009-2011:
Coordenador(a): Maria Cristina Smith Menandro
Coordenador(a)-Adjunto(a): Lídio de Souza
Gestão 2007-2009:
Coordenador(a): Heloisa Moulin de Alencar
Coordenador(a)-Adjunto(a):
Zeidi Araujo Trindade (2006-2007)
Maria Cristina Smith Menandro (2008)
Gestão 2005-2007:
Coordenador(a): Paulo Rogério Meira Menandro
Coordenador(a)-Adjunto(a): Zeidi Araujo Trindade
Gestão 2003-2005:
Coordenador(a): Sávio Silveira de Queiroz
Coordenador(a)-Adjunto(a): Maria Margarida Pereira Rodrigues
Gestão 2001-2003:
Coordenador(a): Sônia Regina Fiorim Enumo
Coordenador(a)-Adjunto(a):
Helerina Aparecida Novo (2000-2001)
Sávio Silveira de Queiroz (2002)
Gestão 1999-2001:
Coordenador(a): Lídio de Souza
Coordenador(a)-Adjunto(a): Helerina Aparecida Novo
Gestão 1997-1999:
Coordenador(a): Maria Margarida Pereira Rodrigues
Coordenador(a)-Adjunto(a):
Paulo Rogério Meira Menandro (1996-1997)
Lídio de Souza (1997-1998)
Gestão 1995-1997:
Coordenador(a): Zeidi Araujo Trindade
Coordenador(a)-Adjunto(a): Paulo Rogério Meira Menandro
Gestão 1993-1995:
Coordenador(a): Paulo Rogério Meira Menandro
Coordenador(a)-Adjunto(a): Zeidi Araujo Trindade
Histórico do conceito CAPES do programa:Período de Avaliação: . . . . . Conceito:
2010-2012 . . . . . . . . . . . . . . 5 (Muito bom)
2007-2009 . . . . . . . . . . . . . . 5 (Muito Bom)
2004-2006 . . . . . . . . . . . . . . 5 (Muito Bom)
2001-2003 . . . . . . . . . . . . . . 5 (Muito Bom)
1998-2000 . . . . . . . . . . . . . . 4 (Bom)
1996-1997 . . . . . . . . . . . . . . 3 (Regular)
1994-1995 . . . . . . . . . . . . . . C (Regular)
1992-1993 . . . . . . . . . . . . . . SC (sem conceito, pois cursos novos não recebiam conceito inicial)