Apresentação
Os docentes do Programa de Pós-Graduação em Psicologia estão distribuídos nas seguintes linhas de pesquisa:
a)Psicologia do Desenvolvimento Humano e da Saúde da Criança e do Adolescente
Professores participantes: Abraham Barouch Gilbert, Alessandra Brunoro Motta Loss, Claudia Patrocinio Pedroza Canal, Daniela Dadalto Ambrozine Missawa, Gabriella Garcia Moura, Heloisa Moulin de Alencar, Hugo Cristo Sant’Anna, Kely Maria de Sousa Pereira. Dos professores integrantes da linha, quatro são permanentes, três são colaboradores e um é visitante estrangeiro.
A linha de pesquisa Psicologia do Desenvolvimento Humano e da Saúde da Criança e do Adolescente, abrange estudos sobre transformações e continuidades na trajetória de vida humana, abarcando processos de desenvolvimento típico e atípico, bem como estudos sobre processos de saúde, adoecimento e cuidado. Contempla estudos em diferentes contextos, como família, instituições de saúde, instituições socioassistenciais e de ensino. A linha de pesquisa abrange os seguintes temas: 1) No Desenvolvimento Humano: fatores de risco e proteção, interações sociais, parentalidade, relações familiares, acolhimento, redes de apoio social e institucional na promoção do desenvolvimento, processos de resiliência, comportamento, afetividade, cognição e moralidade, processos educacionais e de aprendizagem, sistemas artificiais, avaliação, intervenção, promoção de desenvolvimento. 2) Na Saúde da Criança e do Adolescente: prevenção de doenças e demais agravos, estresse e estratégias de enfrentamento, formação e prática profissional na área da saúde, processos de avaliação e intervenção, promoção de saúde, saúde mental, saúde mental infanto juvenil, saúde da família, políticas públicas de saúde.
b) Psicologia Social, da Saúde e do Trabalho
Professores participantes: Alexandra Iglesias, Alline Alves de Sousa, Edinete Maria Rosa, Luciana Bicalho Reis, Luziane Zacché Avellar, Maria Cristina Smith Menandro, Mariana Bonomo, Pollyana de Lucena Moreira, Priscilla de Oliveira Martins da Silva, Rafael Moura Coelho Pecly Wolter, Roberta Belizário Alves, Sabrine Mantuan dos Santos Coutinho, Thiago Drumond Moraes. Entre os professores que compõem a linha, 12 são professores permanentes e uma é professora colaboradora.
A linha de pesquisa Psicologia Social, da Saúde e do Trabalho tem o objetivo geral de compreender os processos psicossociais, afetivos e socioculturais que envolvem os comportamentos humanos em diferentes contextos. Os estudos realizados nessa linha abarcam diversos temas: 1) na Psicologia Social, aqui concebida como uma disciplina autônoma dentro das Ciências Humanas e Sociais, tem-se abordado conflitos intergrupais, processos de exclusão social, processos identitários, normativos e de socialização; 2) na Psicologia da Saúde, processos de saúde e adoecimento, nas suas articulações com o contexto sociocultural na área da saúde e os processos de intervenção em saúde; e 3) na Psicologia do Trabalho, produção da saúde e satisfação, desenvolvimento de carreira e trabalho decente no contexto do trabalho e das organizações. A partir de uma diversidade metodológica, esta linha de pesquisa visa descrever e analisar comportamentos e vivências de pessoas e grupos, bem como os processos psicossociais que ocorrem nas interações com fenômenos psicológicos, sociais, culturais e históricos.
c) Comportamento e cognição
Professores participantes: Alexsandro Luiz de Andrade, Diego Zilio Alves, Elizeu Batista Borloti, Fabiana Pinheiro Ramos, Mariane Lima de Souza, Rosana Suemi Tokumaru, Valeschka Martins Guerra. Todos são professores permanentes no PPGP.
A linha de pesquisa Comportamento e Cognição tem como objetivo principal explorar os complexos aspectos do comportamento humano e animal, bem como os processos cognitivos subjacentes, em diferentes contextos. Os estudos realizados nesta linha de pesquisa buscam compreender como os processos comportamentais e cognitivos são influenciados por fatores sociais, ambientais e biológicos. A linha de pesquisa utiliza uma ampla variedade de metodologias, incluindo pesquisas teóricas, pesquisas de campo, experimentos de laboratório, delineamento de sujeito único, observações comportamentais, análise estatística avançada, psicometria e avaliação psicológica, além de técnicas de análise aplicada do comportamento e de neurociência cognitiva.