O comportamento de uso de Internet e sua relação com estilos de autoconsciência em universitários: contribuições da Meditação Mindfulness e da Gestalt-Terapia.
Nome: ANDREA LOSS NUNES
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 26/02/2019
Orientador:
Nome | Papel |
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MARIANE LIMA DE SOUZA | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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CLAUDIA PATROCINIO PEDROZA CANAL | Examinador Interno |
JORGE PONCIANO RIBEIRO | Examinador Externo |
KELY MARIA DE SOUSA PEREIRA | Examinador Interno |
MARIANE LIMA DE SOUZA | Orientador |
VÍVIAM VARGAS DE BARROS | Examinador Externo |
Resumo: RESUMO
Estudos recentes sobre o uso de internet vêm apontando, ao lado dos aspectos positivos, aspectos negativos que estão relacionados a transtornos psicológicos graves. Considerando o impacto das tecnologias de informação sobre o comportamento humano, é razoável supor que diferenças individuais no estilo de autoconsciência e na capacidade de autorregulação sejam fatores importantes para mediar uma relação mais ou menos saudável entre o ser humano e as tecnologias de informação, como o uso de internet. Diante disso, o objetivo geral desta pesquisa
é verificar a associação entre o uso de internet e estilos de autoconsciência e desenvolver a adaptação de um programa baseado em meditação mindfulness para universitários que fazem uso moderado de internet. Para tanto, se propôs a realização de três estudos sequenciais, que são apresentados no formato de três artigos. O Artigo I, denominado Associação entre autoconsciência ruminativa e uso de internet em universitários, teve o objetivo de verificar a correlação entre o
nível de uso de internet e estilos de autoconsciência ruminativa e reflexiva, por meio de pesquisa quantitativa com a participação de 450 adultos jovens universitários, de 18 a 25 anos de idade. Os resultados indicaram uma correlação significativa positiva entre o nível de uso de internet e a autoconsciência ruminativa. O Artigo II, denominado Meditação mindfulness e uso de internet na percepção de jovens
universitários, teve o objetivo geral de descrever a percepção de jovens
universitários que fazem uso moderado de internet, sobre sua participação em um programa com base na técnica de meditação mindfulness. Trata-se de estudo qualitativo, seguindo os critérios de análise da fenomenologia-semiótica. Os participantes foram estudantes universitários (N=3), de ambos os sexos, selecionados por conveniência, com idade cronológica de 18 a 25 anos, que participaram de um programa baseado em meditação mindfulness. Os resultados
sugeriram a aceitação dos aspectos negativos e positivos de si como eixo estruturante para o uso controlado de internet. Por fim, o Artigo III, intitulado Meditação mindfulness e Gestalt-terapia: um encontro possível para a saúde humana, objetivou identificar possibilidades de interlocução teórico-práticos entre a técnica Meditação Mindfulness e a abordagem psicológica Gestalt-terapia. Buscou-se identificar, comparar e contrastar os termos que lhes são comuns e conceitos encontrados em seus respectivos arcabouços teórico-práticos. Apesar desses conceitos terem seus significados constituídos em suas diferentes teorias, foi possível identificar uma interlocução a partir do delineamento de três eixos integrativos: (1) autoconsciência integradora, (2) autoconsciência funcional e (3) autorregulação espontânea. As considerações finais da tese sugerem que o uso descontrolado de internet poderá ser evitado ou tratado, à medida que houver um olhar globalizante sobre o ser humano. Essa perspectiva corrobora a proposta da Meditação mindfulness e a proposta da psicologia clínica Gestalt-terapia, pois ambas apontam o olhar sistêmico como caminho crucial para o desenvolvimento
humano em todos os seus aspectos.