Formação de professores para educação em valores morais: construção de projetos em escola de ensino fundamental

Nome: MAYARA GAMA DE LIMA
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 03/02/2021
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
HELOISA MOULIN DE ALENCAR Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
HELOISA MOULIN DE ALENCAR Orientador

Resumo: O objetivo geral da presente pesquisa foi investigar e descrever uma experiência de formação docente em educação em valores morais em uma escola no município de Vitória, seus fundamentos na política educacional municipal e a possibilidade de os profissionais desenvolverem competências para a elaboração de projetos sobre o tema, em consonância com os que podem ser considerados por autores da área como bem-sucedidos. Para tanto, desenvolvemos três estudos que serão apresentados em formato de artigos. No artigo 1, a análise documental da política de formação continuada para profissionais da educação básica de Vitória (ES), indicou que ela se fundamenta em pressupostos legais e teórico-conceituais. Temas sobre as diversidades foram os principais assuntos trabalhados nas ações formativas. No artigo 2, buscamos realizar um diagnóstico do contexto escolar por meio de entrevista com 14 profissionais da educação de uma instituição de ensino fundamental da rede municipal de Vitória (ES). Os dados indicaram alguns pontos que precisam da atenção dos educadores, tais como: pouco envolvimento das famílias e da comunidade externa na dinâmica escolar, infraestrutura física, falta de recursos e de organização administrativa, integração do corpo docente, e carência de pedagogo e coordenador efetivos no vespertino. O estudo também sinalizou que não há na escola projetos de intervenção voltados a trabalhos que, fornecendo e potencializando a autonomia, tratem dos conflitos e problemas presentes na instituição. No artigo 3, por sua vez, realizamos uma intervenção, na modalidade de curso de formação executado por meio de oficinas, que permitiu que os educadores participantes elaborassem um projeto de educação em valores para a escola. A análise qualitativa das oficinas e do projeto indicou aspectos que são pontuados pela literatura como necessários para que a educação em valores morais seja considerada bem-sucedida. Dentre eles, destacamos o atendimento às necessidades e características do contexto da escola. Isto posto, consideramos que as oficinas instrumentalizaram os profissionais para uma proposta de atuação que tem como ponto nodal o desenvolvimento moral do aluno. Com base nos resultados e análises dos três artigos, concluímos que a formação é necessária para o desenvolvimento de projetos de educação em valores morais, mas ressaltamos que outros aspectos da dinâmica escolar e docente precisam ser observados. Observamos, nesta pesquisa, que é preciso que o poder público e a administração da escola invistam em ferramentas que tornem possível a oferta de cursos de formação sobre o tema, disponibilizando aos profissionais, além disso, o tempo oportuno para que esses cursos sejam realizados dentro da carga horária de trabalho. Assim, apenas o interesse sobre o assunto não será o bastante para que os professores prossigam na capacitação continuada em serviço, tendo em vista a carga horária excessiva que compõe suas condições de trabalho. Por isso, sugerimos intervenções que aconteçam periodicamente nos espaços escolares, que atendam às necessidades da comunidade escolar e que contribuam para que os educadores possam refletir sobre sua atuação profissional, principalmente no que diz respeito à qualidade do convívio escolar e à intervenção em valores morais e éticos. Por fim, esperamos que este estudo possa contribuir para propostas de intervenção em educação em valores morais, de uma forma que favoreça a construção de uma sociedade pautada na convivência democrática, no respeito, na solidariedade e na justiça.

Palavras-chave: Educação moral. Ensino Fundamental. Formação docente. Convívio Escolar. Intervenção

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910