Violência Emocional contra Crianças e Adolescentes no Contexto Familiar: As Diferentes Expressões da Violência e Suas Repercussões
Nome: CATARINA GORDIANO PAES HENRIQUES
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 27/07/2021
Orientador:
Nome | Papel |
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EDINETE MARIA ROSA | Orientador |
Banca:
Nome | Papel |
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CÉLIA REGINA RANGEL NASCIMENTO | Examinador Interno |
EDINETE MARIA ROSA | Orientador |
ELISA AVELLAR MERÇON DE VARGAS | Examinador Externo |
MARIA CRISTINA SMITH MENANDRO | Examinador Interno |
SANDRO JOSE DA SILVA | Examinador Externo |
Resumo: O objetivo geral desta tese foi estudar a violência emocional no contexto familiar a partir da perspectiva de pessoas que tenham vivenciado este tipo de violência na infância ou adolescência, conhecendo também as diferentes expressões da violência contra crianças e adolescentes naquele contexto. Foram desenvolvidos três estudos a fim de se compreender as nuances da violência emocional na vida cotidiana das pessoas. O objetivo geral do primeiro estudo foi identificar as repercussões da violência emocional intrafamiliar vivenciada na infância e na adolescência em artigos científicos, por meio de uma revisão sistemática de literatura e teve por objetivos específicos (1) examinar a violência emocional a partir de estudos realizados com diferentes populações; (2) identificar os atos de violência emocional comumente praticados contra crianças e adolescentes e (3) verificar os impactos da violência emocional vivenciada na infância e na adolescência em diferentes fases do curso de vida. O segundo estudo pretendeu traçar um panorama das violências vivenciadas no contexto familiar pelos alunos da Universidade Federal do Espírito Santo (n= 600), com os seguintes objetivos específicos: (1) identificar a frequência de violências intrafamiliares (física, emocional e sexual) vivenciadas na infância e adolescência por alunos da UFES; (2) mapear os diferentes indicadores de cada tipo de violência e compreender a vivência dessas violências em geral; (3) investigar os agressores, se houve denúncia, os motivos para não denunciar, a procura por apoio e crenças sobre a violência e (4) identificar se as vivências dos diferentes tipos de violência estão associadas. O terceiro estudo pretendeu relatar histórias de vida de 12 pessoas que passaram por alguma experiência de violência emocional contra crianças e adolescentes no contexto familiar e seus objetivos específicos foram (1) conhecer as diferentes expressões da violência contra crianças e adolescentes no contexto familiar, em especial, da violência emocional; (2) identificar os atos de violência emocional sofridos e praticados e compreender as suas nuances a partir da perspectiva dos indivíduos que vivenciaram este tipo de violência; (3) conhecer as repercussões dos atos de violência emocional na vida dos membros da família que praticaram e sofreram esta violência e (4) verificar as estratégias de enfrentamento e a presença de rede de apoio das pessoas que vivenciaram a violência emocional contra crianças no contexto familiar. Quanto aos procedimentos de coleta e análise dos dados, o primeiro estudo, uma revisão sistemática de literatura, os artigos selecionados foram obtidos a partir dos descritores emotional violence OR psychological violence AND child OR adolescent, bem como violência emocional OR violência psicológica AND criança OR adolescente, todos no título e/ou resumo. As bases de dados foram BVS-PSI, PsycInfo, PubMed, Redalyc e SciELO. Para a organização dos dados, utilizou-se o software Zotero; para a sistematização e auxílio nas análises, o software SPSS (versão 2.3). Os dados do segundo estudo foram obtidos por meio de questionário online e sistematizados com o auxílio do software SPSS (versão 2.3). Utilizou-se análises descritivas de frequência, média, desvio padrão, quartis e teste-t. No terceiro estudo, foram realizados estudos de casos múltiplos com as pessoas que vivenciaram a violência emocional no contexto familiar, por meio de entrevistas narrativas com roteiro semiestruturado, contendo perguntas disparadoras a fim de se conhecer as relações familiares do passado e do presente dos participantes. Os dados foram sistematizados a partir da análise fenomenológica, que buscou significar os fenômenos particulares das experiências vivenciadas pelos indivíduos, e analisados segundo a Teoria Bioecológica. A compreensão da violência se mostrou contextual e intergeracional; uma forma de comunicação familiar naturalizada de por meio de castigos e agressões físicas e emocionais, passados de geração a geração. Percebeu-se que as experiências de violência na infância e na adolescência influenciaram o desenvolvimento dos indivíduos ao longo do curso de vida. Foram identificados processos proximais inversos, ou seja, os relacionamentos entre pais/cuidadores se deram de forma negligente, abusiva e violenta, permeados pela construção de estereótipos, humilhações e conflitos intrafamiliares.