Violência Emocional contra Crianças e Adolescentes no Contexto Familiar: As Diferentes Expressões da Violência e Suas Repercussões

Nome: CATARINA GORDIANO PAES HENRIQUES
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 27/07/2021
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
EDINETE MARIA ROSA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CÉLIA REGINA RANGEL NASCIMENTO Examinador Interno
EDINETE MARIA ROSA Orientador
ELISA AVELLAR MERÇON DE VARGAS Examinador Externo
MARIA CRISTINA SMITH MENANDRO Examinador Interno
SANDRO JOSE DA SILVA Examinador Externo

Resumo: O objetivo geral desta tese foi estudar a violência emocional no contexto familiar a partir da perspectiva de pessoas que tenham vivenciado este tipo de violência na infância ou adolescência, conhecendo também as diferentes expressões da violência contra crianças e adolescentes naquele contexto. Foram desenvolvidos três estudos a fim de se compreender as nuances da violência emocional na vida cotidiana das pessoas. O objetivo geral do primeiro estudo foi identificar as repercussões da violência emocional intrafamiliar vivenciada na infância e na adolescência em artigos científicos, por meio de uma revisão sistemática de literatura e teve por objetivos específicos (1) examinar a violência emocional a partir de estudos realizados com diferentes populações; (2) identificar os atos de violência emocional comumente praticados contra crianças e adolescentes e (3) verificar os impactos da violência emocional vivenciada na infância e na adolescência em diferentes fases do curso de vida. O segundo estudo pretendeu traçar um panorama das violências vivenciadas no contexto familiar pelos alunos da Universidade Federal do Espírito Santo (n= 600), com os seguintes objetivos específicos: (1) identificar a frequência de violências intrafamiliares (física, emocional e sexual) vivenciadas na infância e adolescência por alunos da UFES; (2) mapear os diferentes indicadores de cada tipo de violência e compreender a vivência dessas violências em geral; (3) investigar os agressores, se houve denúncia, os motivos para não denunciar, a procura por apoio e crenças sobre a violência e (4) identificar se as vivências dos diferentes tipos de violência estão associadas. O terceiro estudo pretendeu relatar histórias de vida de 12 pessoas que passaram por alguma experiência de violência emocional contra crianças e adolescentes no contexto familiar e seus objetivos específicos foram (1) conhecer as diferentes expressões da violência contra crianças e adolescentes no contexto familiar, em especial, da violência emocional; (2) identificar os atos de violência emocional sofridos e praticados e compreender as suas nuances a partir da perspectiva dos indivíduos que vivenciaram este tipo de violência; (3) conhecer as repercussões dos atos de violência emocional na vida dos membros da família que praticaram e sofreram esta violência e (4) verificar as estratégias de enfrentamento e a presença de rede de apoio das pessoas que vivenciaram a violência emocional contra crianças no contexto familiar. Quanto aos procedimentos de coleta e análise dos dados, o primeiro estudo, uma revisão sistemática de literatura, os artigos selecionados foram obtidos a partir dos descritores “emotional violence” OR “psychological violence” AND “child OR adolescent”, bem como “violência emocional” OR “violência psicológica” AND “criança” OR “adolescente”, todos no título e/ou resumo. As bases de dados foram BVS-PSI, PsycInfo, PubMed, Redalyc e SciELO. Para a organização dos dados, utilizou-se o software Zotero; para a sistematização e auxílio nas análises, o software SPSS (versão 2.3). Os dados do segundo estudo foram obtidos por meio de questionário online e sistematizados com o auxílio do software SPSS (versão 2.3). Utilizou-se análises descritivas de frequência, média, desvio padrão, quartis e teste-t. No terceiro estudo, foram realizados estudos de casos múltiplos com as pessoas que vivenciaram a violência emocional no contexto familiar, por meio de entrevistas narrativas com roteiro semiestruturado, contendo perguntas disparadoras a fim de se conhecer as relações familiares do passado e do presente dos participantes. Os dados foram sistematizados a partir da análise fenomenológica, que buscou significar os fenômenos particulares das experiências vivenciadas pelos indivíduos, e analisados segundo a Teoria Bioecológica. A compreensão da violência se mostrou contextual e intergeracional; uma forma de comunicação familiar naturalizada de por meio de castigos e agressões físicas e emocionais, passados de geração a geração. Percebeu-se que as experiências de violência na infância e na adolescência influenciaram o desenvolvimento dos indivíduos ao longo do curso de vida. Foram identificados processos proximais inversos, ou seja, os relacionamentos entre pais/cuidadores se deram de forma negligente, abusiva e violenta, permeados pela construção de estereótipos, humilhações e conflitos intrafamiliares.

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