Uma perspectiva evolucionista acerca da relação entre consumo conspícuo, conservação conspícua e motivação por status

Nome: DILCINEIA SOUZA BRAGANÇA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 23/09/2019
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ROSANA SUEMI TOKUMARU Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALEXSANDRO LUIZ DE ANDRADE Examinador Interno
FELIPE NALON CASTRO Examinador Externo
ROSANA SUEMI TOKUMARU Orientador

Resumo: Existe um consenso na comunidade científica sobre a gravidade da situação ecológica global e a necessidade de conservação dos recursos naturais. Também há consenso sobre a importância de estudos sobre o comportamento humano, uma vez que os seres humanos são vistos como os principais responsáveis pela degradação e pela conservação ambiental. Na presente pesquisa, consideramos a importância de responder, a partir da abordagem
evolucionista, se a motivação por status pode estimular ou promover o consumo sustentável. Assim, apresentamos três estudos. Na primeira, adaptamos a escala Conspicuous Consumption Orientation (CCO) ao português do Brasil, descrevemos a orientação de estudantes universitários ao consumo conspícuo, consumo por status e consumo sustentável e analisamos as relações entre essas variáveis. No segundo estudo, investigamos como os
estudantes universitários percebem o status das pessoas que compram produtos sustentáveis e testamos a eficácia de histórias como estímulos para ativar a motivação por status. No terceiro estudo, verificamos se a ativação da motivação por status afeta o comportamento de consumo sustentável dos estudantes universitários. Os resultados indicaram baixa orientação para
consumo conspícuo e status e alta orientação para consumo sustentável. Houve uma correlação inversa entre todas as dimensões do consumo sustentável e do consumo por status, mas apenas entre algumas dimensões de consumo sustentável e do consumo conspícuo. Não foram observadas diferenças de status entre as pessoas que compram produtos sustentáveis e
as pessoas que compram produtos convencionais. A escolha por produtos sustentáveis e não sustentáveis foi afetada pela interação entre o tipo de produto e o gênero do participante e não foi influenciada pela ativação da motivação por status ou pelo preço dos produtos. Concluímos que a orientação para o consumo sustentável aumenta à medida que a orientação para o consumo conspícuo diminui, mas a orientação para o consumo sustentável não se sobrepõe necessariamente à orientação para o consumo conspícuo. A ausência de diferenças nos estudos 2 e 3 é discutida em relação à metodologia utilizada. Por fim, consideramos a necessidade de ampliar os estudos sobre o assunto, considerando vieses contextuais e culturais e limitações metodológicas. Palavras-chave: Psicologia Evolucionista; Motivação por status; Consumo por status; Consumo Conspícuo; Consumo Sustentável; Conservação Conspícua.

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