Aspectos Cognitivos e Afetivos de Crianças e Adolescentes em Oficinas de Robótica Educativa

Nome: SILVIA LORENZONI PERIM SEABRA
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 27/08/2021
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
CLAUDIA BROETTO ROSSETTI Orientador

Banca:

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CLAUDIA BROETTO ROSSETTI Orientador

Resumo: A robótica educativa como ferramenta pedagógica mostra-se como um recurso de promoção do desenvolvimento cognitivo de crianças e adolescentes, bem como, uma atividade considerada fonte de motivação. O objetivo desta investigação foi caracterizar os aspectos do funcionamento cognitivo e afetivo de crianças e adolescentes que participam de oficinas de robótica educativa em uma escola pública da Grande Vitória. Os 18 participantes da pesquisa tinham idades entre 11 e 14 anos e foram divididos em dois grupos, sendo nove crianças e adolescentes no Grupo de Tratamento (GT) e nove no Grupo de Comparação (GC). Todos as crianças e adolescentes eram estudantes da 6ª ao 8ª ano do Ensino Fundamental de uma mesma escola pública, sendo que nove participavam de oficinas de robótica educativa no contraturno em um laboratório na escola (GT) e os outros nove não eram participantes das oficinas (GC). Os instrumentos da pesquisa foram: Entrevista inicial, Registro em diário de campo das Observações das Oficinas de Robótica, Escala de Inteligência Wechsler Abreviada - WASI, Teste de Pensamento Computacional - TPC, Entrevista Pós TPC, Entrevista sobre uso de equipamentos eletrônicos, Escala de Avaliação da Motivação para Aprender para Alunos do Ensino Fundamental - EMA-EF. Durante o ano de 2019 todos os participantes foram avaliados no início - pré-teste - e no final - pós-teste - do ano, com intervalo de no mínimo três e no máximo cinco meses entre as avaliações e foram registradas observações de 53 Oficinas. Os resultados da pesquisa indicam que tanto no pré-teste como no pós-teste o Quociente Intelectual verbal (QIV), de execução (QIE) e total (QIT) do GT foram mais elevados que os do GC, assim como a pontuação no TPC foi mais elevada nos participantes do GT. Assim, ainda que ambos os grupos tenham aumentado a média de QIT na segunda avaliação, o GT alcançou médias de QIT (92,89 e 97,33) maiores tanto no pré-teste como no pós-teste quando comparado às médias de QIT (86,33 e 90,44) do GC. A análise qualitativa dos resultados da Escala de Inteligência apontou diferenças entre os participantes do GT e do GC, pois no GT houve classificação Médio Superior e Superior, o que não ocorreu no GC, e no GC houve mais resultados de classificação Médio, Médio Inferior. Verificou-se um padrão nos resultados dos instrumentos de avaliação do aspecto cognitivo, de modo que a maior parte dos sujeitos, tanto do GT quanto do GC obteve aumento de pontuação em ambos os instrumentos (Escala de Inteligência e TPC) do pré-teste para o pós-teste. Quanto à Motivação para aprender, nos participantes do GT houve maior predomínio de motivação intrínseca, enquanto no GC a motivação extrínseca foi predominante. Os registros das observações apontaram que as oficinas além de serem reconhecidas pelos alunos como um espaço de aprendizagem, eram também um lugar de interação, de ludicidade, de estabelecimento de vínculos e de trabalho em equipe. Além disso, as oficinas ofereciam um ambiente de produção de conhecimentos por meio da exploração do novo, observando-se uma tendência dos participantes a apresentar intensidade e persistência na execução das atividades de robótica. Sugerem-se como possíveis contribuições práticas da Psicologia para o projeto de robótica a proposta de atuação de uma equipe interdisciplinar de modo a aprimorar a sistemática das oficinas e favorecer o estabelecimento de maior interface entre os conteúdos das disciplinas regulares e o que é aprendido pelos alunos nas oficinas de robótica. As observações das oficinas e os resultados das entrevistas e escalas aplicadas permitiram entender melhor a dinâmica, os aspectos motivacionais e cognitivos envolvidos no cotidiano das oficinas de robótica educacional, bem como situar esses aspectos dentro de um panorama mais geral relacionado ao processo de desenvolvimento humano.

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