Burnout e Capital Psicológico: Uma Perspectiva Teórico-metodológica sobre Transição de Carreira de Estudantes

Nome: FABÍOLA RODRIGUES MATOS
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 22/02/2021
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ALEXSANDRO LUIZ DE ANDRADE Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALEXSANDRO LUIZ DE ANDRADE Orientador

Resumo: Os estudantes que buscam ingressar no ensino superior enfrentam desafios que englobam pressões sociais, mudanças na vida pessoal para o alcance da aprovação, decisões da escolha do curso, métodos de preparo e a busca pela otimização de aprendizagem do conteúdo. Esta tese de doutorado buscou por meio de quatro estudos investigar a situação atual da saúde mental e dos recursos pessoais de estudantes que visam ingressar no ensino superior, sendo os pontos centrais de investigação desta pesquisa o burnout estudantil e o capital psicológico. No primeiro artigo, foram levantadas evidências de validade e precisão para o Oldenburg Burnout Inventory – Student Version (OLBI-S) no contexto brasileiro. Os resultados indicaram que a versão adaptada do OLBI-S apresentou indicadores de validade e confiabilidade para estrutura bidimensional (exaustão e desengajamento). No segundo artigo, foi desenvolvida originalmente a Escala de Capital Psicológico no Contexto de Estudos (PsyCap-E) e apresentaram-se evidências de validade e precisão do instrumento. Os resultados indicaram boa qualidade psicométrica para uma estrutura interna de quatro dimensões (resiliência, esperança, autoeficácia e otimismo). No terceiro artigo, buscou-se explorar como recursos de adaptabilidade de carreira, capital psicológico e indicadores de saúde mental (depressão, ansiedade e estresse) predizem o burnout de estudantes. Os resultados indicaram que a percepção de controle e resiliência auxiliam os estudantes a não vivenciarem a exaustão. Evidenciaram ainda que preocupação, ansiedade, otimismo e resiliência evitam o desengajamento no ambiente educacional. Por fim, o quarto artigo investigou o burnout estudantil, aspectos de saúde mental e suas relações com hábitos de estudos e sono em estudantes do Espírito Santo. Os resultados indicaram níveis acima da média para afetos negativos, depressão e ansiedade, bem como a associação entre exaustão e o maior tempo de estudo da amostra. São discutidos aspectos relacionados a intervenções na área e à necessidade de pesquisas adicionais que adotem delineamento longitudinal visando ao desenvolvimento e monitoramento de recursos psicológicos para a promoção de saúde.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910