Interações Criança-Animal e Intervenções Assistidas por Animais: Construção e validação de instrumentos de mensuração

Nome: CRYSTIAN MORAES SILVA GOMES
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 27/09/2022
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
ROSANA SUEMI TOKUMARU Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALESSANDRA BRUNORO MOTTA LOSS Examinador Interno
BRISEIDA DÔGO DE REZENDE Suplente Interno
CARINE SAVALLI REDIGOLO Examinador Externo
KAROLINA ALVES DE ALBUQUERQUE Examinador Externo
KELY MARIA DE SOUSA PEREIRA Suplente Interno

Páginas

Resumo: O conceito de Interação Humano-Animal (IHA) é amplamente usado para descrever o resultado das diferentes quantidades e qualidades de interações entre humanos e animais não humanos, incluindo, mas não se limitando à posse de animais de estimação, ao contato, vínculo e afeto entre um humano e um animal não humano, e as Intervenções Assistidas por Animais (IAA). Crianças podem formar conexões emocionais próximas e complexas com seus animais de estimação, promovendo implicações positivas no desenvolvimento infantil, como aumento da compaixão, empatia e do comportamento pró-social. Esta Tese de Doutorado teve como objetivo geral a construção de um arcabouço teórico-metodológico para avaliação das interações criança-animal em diferentes contextos, e particularmente nas IAA. Para isso, foram propostos três estudos
independentes. No primeiro artigo, foi desenvolvido uma revisão de escopo sobre as Intervenções Assistidas por Animais na América Latina, e a avalição da qualidade metodológicas dos estudos considerados clínicos. Os resultados indicaram um aumento da produção científica na área, centralização dos estudos no Brasil e sua utilização na população infantil, todavia, os estudos clínicos analisados apresentam importantes fragilidades metodológicas, como amostras diminutas, ausência de grupo controle e de instrumentos de avaliação específicos para mensuração das interações humano-animal. O segundo artigo, apresenta o processo de construção e validação inicial da Escala de Interesse Infantil por Animais de Estimação (EIIAE), para uso em crianças brasileiras de
2 a 12 anos. Os resultados indicaram evidências psicométricas satisfatórias em relação a sua estrutura interna, composta por dois fatores (“interesse afetivo” e “desinteresse e agressividade”), para mensuração do interesse desta população pelos diferentes animais. No terceiro artigo, buscou-se explorar as evidências adicionais de validade da Escala de Interação entre Crianças e Cães (EICC) para uso em crianças brasileiras de 2 a 12 anos. Os resultados indicaram que a estrutura bifatorial (“interação afetiva” e “interação educativa e punitiva”), é um modelo estrutural robusto para mensurar a interação entre
crianças e cães domésticos. Os três estudos apresentados permitem compreender que apesar da importância das interações criança-animal para o desenvolvimento infantil, na América Latina é incipiente o uso de metodologias padronizadas e validadas, para mensuração das diferentes interações das crianças em relação aos animais de estimação.
Os resultados desta Tese poderão contribuir para a construção de uma base empírica para o campo das IHA no Brasil, além de auxiliar no processo de seleção/triagem, e planejamento de sessões de Intervenções Assistidas por Animais para população infantil. Palavras chave: Interações Criança-Animal; Intervenções Assistidas por Animais;
Comportamento Infantil; Construção de Instrumentos; Medida Psicométrica

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