Arte do Movimento e Funções Executivas na primeira infância: intervenção com educadores

Nome: MARLISE CORRADI VIANNA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 04/05/2022
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
MARIANE LIMA DE SOUZA Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
EDINETE MARIA ROSA Examinador Interno
MARIA CRISTINA SMITH MENANDRO Examinador Interno
MARIANE LIMA DE SOUZA Orientador
RENATO RODRIGUES NETO Examinador Externo

Resumo: As funções executivas são fundamentais para o desenvolvimento cognitivo e social da criança e podem ser treinadas por meio de programas especializados desde a primeira infância, fase em que os circuitos cerebrais manifestam maior propensão para serem modificados em resposta aos estímulos do ambiente. A qualidade das primeiras experiências exerce um papel fundamental para todo o ciclo vital, pelas possibilidades de influenciar o subsequente desenvolvimento do cérebro e das habilidades de funções executivas. A dança ou a arte do movimento que utiliza o corpo humano como instrumento é apresentada de forma inédita neste estudo por meio de uma intervenção realizada em plataforma virtual com educadores da pré-escola para favorecer a atuação desses profissionais como mediadores do programa de treinamento “Arte do Movimento na Educação Infantil” (AMEI). Fundamentado em evidências científicas e na experiência da pesquisadora no ensino dessa arte, o AMEI busca promover e facilitar o desenvolvimento das habilidades de funções executivas dos pré-escolares, visando o desenvolvimento integral saudável da criança, sob os aspectos cognitivo, físico e socioemocional. Trata-se de pesquisa de intervenção com abordagem qualitativa. Participaram quarenta e três educadoras da pré-escola de vinte e seis escolas públicas de um município litorâneo do Espírito Santo. As participantes responderam a dois questionários, pré e pós-intervenção, respectivamente sobre o Perfil do Educador da Educação Infantil e sobre a satisfação dos participantes sobre as instruções recebidas na intervenção (Questionário de Avaliação da Intervenção). Os resultados evidenciaram uma ampliação do conhecimento científico, sugerindo o potencial da intervenção para aproximar a teoria da prática educacional. Discute-se, a partir dos resultados, como as pesquisas acadêmicas podem contribuir para disseminar o conhecimento científico, com repercussões para o desenvolvimento pleno das crianças na primeira infância. Além disso, sugere-se que o estudo viabilizou uma ação frente ao favorecimento do processo de ensino-aprendizagem por meio da arte, que pode ser adotada e replicada por outros pesquisadores e educadores, como meio de colaborar com a execução do ODS4, da Agenda 2030: educação de qualidade. Conclui-se que a arte do movimento, por ser um programa de baixo custo financeiro, tem ampla aplicabilidade na pré-escola, por meio da intervenção com os educadores.

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