A Produção de Cuidado nos Centros de Atenção Psicossocial na Perspectiva dos Trabalhadores de Saúde Mental

Nome: LUCIANA NAZARETH GUEDES ALCOFORADO ASSINI
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 16/12/2022
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
TERESINHA CID CONSTANTINIDIS Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ALEXANDRA IGLESIAS Examinador Interno
BRUNA LIDIA TANO Examinador Externo
CRISTIANE BREMENKAMP CRUZ Examinador Externo
LUZIANE ZACCHÉ AVELLAR Suplente Interno
TERESINHA CID CONSTANTINIDIS Orientador

Resumo: O presente estudo tem como objetivo compreender, a partir do referencial teórico da atenção psicossocial, a produção de cuidado em saúde mental em Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) da região metropolitana de Vitória, ES, na perspectiva de profissionais de saúde mental. Dispositivo estratégico da atual política pública de assistência à saúde mental, o CAPS é um serviço de base territorial, comunitário, que se constitui como um dos pontos de assistência e cuidado que compõe a Rede de Atenção Psicossocial – RAPS. Considera-se a Atenção Psicossocial como um campo formado a partir de práticas diversas que dialogam com diferentes núcleos de saberes e teorias, que se se agregam para a formulação de intervenções, políticas, apostas e meios diversos de se levar a vida. Trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa, com utilização de grupos focais para coleta de dados, tendo como participantes profissionais de saúde mental de formações variadas, trabalhadores de CAPS. Os grupos focais foram realizados em dois momentos: o primeiro momento buscando abordagem inicial e familiarização com a temática e o segundo, realizado mediante apresentação da análise preliminar do primeiro encontro do grupo e direcionado ao aprofundamento da temática. As sessões de Grupo focal foram transcritas e analisadas com auxílio do software IRaMuTeQ (Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires). As categorias foram determinadas por meio das classes lexicais obtidas das análises e receberam as seguintes nomeações: 1.
A dinâmica do cuidado - um processo teórico-prático; 2. Limites, possibilidades e desafios do cuidado em rede. Os resultados apontaram o questionamento entre o cuidado preconizado a partir do paradigma da atenção psicossocial e aquilo que é efetivamente realizado na realidade dos serviços. Apesar da angústia gerada pelas dificuldades no cotidiano dos serviços, existe a aposta na sustentação da atenção e cuidado à pessoa em sofrimento psíquico dentro das premissas antimanicomiais. No processo de trabalho, atribuem à equipe um lugar de tensão e desgaste, ao mesmo tempo como possibilidade de compartilhamento, apoio mútuo e função fundamental na composição do modo de atenção psicossocial. Os resultados trouxeram elementos sobre a especificidade do trabalho no CAPS no manejo da crise, na promoção do acesso e uso autônomo da medicação, nas ações territoriais na busca da inclusão social dos usuários. No que tange à relação do CAPS com outros pontos de atenção e gestão, os resultados apontaram a dificuldade da interlocução deste serviço tanto com as gestões superiores como com outros pontos da rede, denunciando furos que comprometem a atenção psicossocial. No entanto, os
6 participantes defendem o CAPS como um lugar de potência neste cuidado, destacando-se em relação a outros equipamentos.

Palavras-chave: políticas de saúde; cuidado; centro de atenção psicossocial

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910