Representações sociais de corpo e beleza feminina entre mulheres jovens e de meia idade e suas relações com conteúdos da rede social Instagram

Nome: GIZELE ELEONORA BERNABÉ DE FREITAS
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 22/12/2022
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
SABRINE MANTUAN DOS SANTOS COUTINHO Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
INGRID FARIA GIANORDOLI NASCIMENTO Examinador Externo
MARIA CRISTINA SMITH MENANDRO Examinador Interno
RAFAEL MOURA COELHO PECLY WOLTER Examinador Interno
SABRINE MANTUAN DOS SANTOS COUTINHO Orientador
SIBELLE MARIA MARTINS DE BARROS Suplente Externo

Resumo: O presente trabalho consiste em uma dissertação de Mestrado, que procurou compreender as representações sociais de corpo e beleza feminina entre mulheres e suas relações com conteúdos acessados na rede social Instagram. Partiu-se do questionamento sobre como mulheres adultas compreendem o objeto corpo e beleza feminina e de que modo essas significações se mostram
associadas a conteúdos veiculados no Instagram, atentando para como tais representações se formam, mantem-se ou se modificam. A pesquisa se deu por meio da realização de 10 entrevistas semiestruturadas com participantes mulheres de 18 a 59 anos que declaradamente utilizam a rede social Instagram. As participantes foram acessadas por meio de divulgação em redes sociais e a partir da técnica de bola de neve. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas presenciais, norteadas por um roteiro previamente elaborado considerando os objetivos do estudo, com gravação de áudio e em acordo com as orientações de biossegurança por conta do cenário atual
da pandemia de COVID-19, sendo autorizada do comitê de ética da UFES, conforme parecer consubstanciado 5.390.237. Os dados coletados foram analisados por meio da proposta de análise de conteúdo de Bardin. Os resultados encontrados indicam uma representação social de corpo e beleza que englobam elementos subjetivos ao jeito de ser da mulher e também objetivos, como o tipo de corpo, que geram práticas específicas para alcançarem essas representações. Com a presente investigação buscou-se contribuir com o campo de produções científicas acerca da temática exposta, ampliando sua discussão com base no referencial da Teoria das Representações
Sociais. Concluiu-se se, embora haja inclusão de aspectos subjetivos como representações sociais de corpo e beleza feminina, isso não significou um peso menor em relação ao corpo (questões objetivas), demonstrando assim uma coexistência destes dois elementos, levando a crer que há um movimento de valorização de diferentes belezas, a partir de movimentos feministas nas mídias sociais.
Palavras-chave: Representações Sociais; Corpo; Beleza; Feminilidade; Mídias Sociais; Pósmodernidade

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