O TRABALHO EM GRUPO COM ADOLESCENTES NA UNIDADE DE SAÚDE DA FAMÍLIA: ESTRATÉGIA DE PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO E AMPLIAÇÃO DA REDE DE APOIO

Nome: ELISARA LICIA SANT'ANNA

Data de publicação: 29/09/2023

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CELIA REGINA RANGEL NASCIMENTO Presidente
FLÁVIA PACHECO Examinador Externo
LUZIANE ZACCHE AVELLAR Examinador Interno

Resumo: A Unidade de Saúde da Família organiza os serviços de saúde e reorienta as práticas
profissionais baseadas na promoção da qualidade de vida da população, constituindo-se em
uma proposta com dimensões técnica, política e administrativa inovadoras. Esses espaços de
saúde devem ofertar ações específicas para os adolescentes, considerando as suas demandas e
atuando para além dos problemas biológicos e de comportamento de risco. Estas mudanças na
atenção ao adolescente exigem ações de promoção à saúde que: reconheçam o adolescente
como uma pessoa em desenvolvimento e que está inserida em contextos sociais que estão
sempre se modificando; tenham disponibilidade de recursos humanos; envolvam ambiente
acolhedor; promovam construção de vínculo e proporcionem diálogo aberto com os
profissionais de saúde. Verifica-se, ainda, que a Unidade de Saúde da Família pode participar
da rede de apoio social dos adolescentes ao fortalecer fatores protetores e ao minimizar as
principais vulnerabilidades desses. O presente estudo objetivou compreender o papel de um
projeto contínuo de intervenção com adolescentes desenvolvido em uma Unidade de Saúde da
Família e conhecer a contribuição dessa participação nas trajetórias de vida dos adolescentes.
Com a finalidade de alcançar o objetivo proposto, a pesquisa utilizou uma metodologia
qualitativa descritiva baseando-se na escuta das vivências dos participantes. A pesquisa foi
composta por dois grupos de participantes, o primeiro grupo foi constituído por um público de
30 jovens que foram acompanhados no projeto enquanto adolescentes no período de 2007 a
2019. O segundo grupo foi formado por 7 profissionais integrantes da equipe de condução dos
grupos no projeto de intervenção com adolescentes. O critério de inclusão dos participantes na
categoria profissional de saúde foi: ter participado da equipe de condução do projeto ou ter
contribuído como facilitador da dinâmica pelo menos em dois grupos, entre o período de início
do projeto, em 2004 até 2019. Após convite, a entrevista semi estruturada com os participantes
que integraram o grupo dos adolescentes foi aplicada individualmente e no formato presencial
na Unidade de Saúde da Família. Os dados coletados foram analisados qualitativamente por
meio de uma técnica sistematizada de procedimentos, o método da análise de conteúdo. Em
primeiro momento foi realizada a pré-análise do material das entrevistas com os participantes
do primeiro grupo, agrupando-se as respostas em busca de padrões. Nas primeiras etapas de
organização e análise do material, os conteúdos foram analisados buscando-se responder os
objetivos da pesquisa. Posteriormente, categorias foram organizadas agrupando e sintetizando
os seguintes conteúdos temáticos: Aspectos marcantes e motivação em relação ao grupo;
Temas e dinâmicas mais lembrados; Relacionamento no grupo; Aquisições: conhecimentos e
transformações pessoais; A participação no grupo e repercussões nas relações em outros
contextos e Avaliações sobre o grupo. A análise das entrevistas dos profissionais ocorreu após
a organização das entrevistas dos jovens. Assim, a busca de padrões para os agrupamentos e a
elaboração das categorias das entrevistas dos profissionais foram organizados buscando-se
complementar os aspectos identificados também pelos adolescentes. Ao final da análise foram
elaboradas as seguintes categorias: O grupo como espaço de escuta e apoio; O grupo como
espaço de reconhecimento das vulnerabilidades; O grupo como espaço de aproximação com a
Unidade de Saúde. Como resultados principais verificou-se que a Unidade de Saúde da Família,
com o trabalho no grupo de adolescentes, promoveu desenvolvimento de competências para os
participantes, durante a adolescência e na trajetória de vida, por meio de conhecimentos
adquiridos e transformações pessoais. Para alcançar esse desenvolvimento, destacam-se a
relevância do planejamento do grupo, envolvendo a seleção de temas que despertem o interesse
dos adolescentes, a preparação de dinâmicas que promovam engajamento, a escuta e o
acolhimento dos profissionais, de forma afetiva e sem julgamentos. Além da organização da
periodicidade dos encontros, da atenção ao número de integrantes e à promoção de uma
interação harmônica e amistosa entre pares. Constatou-se também que o grupo propiciou uma
aproximação do público adolescente com a Unidade de Saúde da Família, contribuindo para
que a instituição fosse um espaço de apoio ao desenvolvimento dos adolescentes, dando suporte
para lidarem com as situações de vulnerabilidades no contexto em que viviam. Conclui-se que
o presente estudo construiu fundamentação teórica para apoiar propostas de ação na promoção
de saúde voltadas para o público adolescente.

Palavras- Chaves: Unidade de Saúde da Família; adolescentes; rede de apoio

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