Comportamentos Afetivo-motivacionais e de Autorregulação em Pré-escolares Nascidos Prematuros e com Baixo Peso: Avaliação e Intervenção em Estratégias Metacognitivas

Nome: Flavia Almeida Turrini
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 21/03/2011
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Sonia Regina Fiorim Enumo Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Ana Cristina Barros da Cunha Examinador Externo
Claudia Broetto Rossetti Examinador Interno
Maria Cristina Smith Menandro Suplente Interno
Sávio Silveira de Queiroz Examinador Interno
Tatiane Lebre Dias Examinador Externo

Resumo: Comportamentos afetivo-motivacionais relacionados à metacognição de regulação na idade pré-escolar podem mediar o desempenho de crianças em risco de problemas no desenvolvimento, como nos casos de prematuridade e baixo peso ao nascimento (PTBP), tema desta pesquisa, realizada com 3 estudos. No Estudo 1, aplicou-se o Checklist para Avaliação do Comportamento Afetivo-Motivacional Infantil (ACAMI) em 15 crianças do G1-PTBP, durante uma prova cognitiva assistida (CATM, com fases Sem Ajuda-SAJ, Assistência-ASS, Manutenção-MAN, Transferência-TRF), mostrando diferenças significativas nos comportamentos não-facilitadores em todas as fases do CATM, especialmente no Engajamento na Tarefa e Estados Emocionais, quando comparadas com 15 crianças nascidas a termo (G2-AT), aos 5 anos de idade. Os resultados corroboram a literatura relacionando fatores afetivo-motivacionais e desempenho cognitivo, e a prematuridade e o baixo peso com riscos para problemas de comportamento. No Estudo 2, 34 crianças do G1-PTBP (17) e do G2-AT (17) responderam a 2 subtestes da de uma prova metacognitiva assistida - Application of Cognitive Functions Scale (ACFS). Os comportamentos durante a ACFS foram registrados pela Behavior Observation Rating Scale (BORS). Ambos os grupos, na fase SAJ, tiveram dificuldades em verbalizar estratégias mnemônicas; usando mais frequentemente a estratégia de Repetição. Mas, tiveram aumento significativo na média de acertos nos 2 subtestes, comparando-se as fases SAJ e MAN. Na BORS, houve diferenças significativas a favor do G2-AT em Autorregulação, Persistência e Tolerância à Frustração, confirmando a diferença entre os grupos. O Estudo 3 analisou os efeitos de um programa de promoção de estratégias metacognitivas (PPEM) no desempenho linguístico, acadêmico, cognitivo, metacognitivo e comportamental das crianças PTBP, em delineamento quase-experimental. No pré-teste, 17 crianças do G1-PTBP e 17 do G2-AT foram avaliadas no desempenho: a) cognitivo tradicional (Raven-MPC) e assistido (CATM e ACAMI); b) metacognitivo assistido (ACFS); c) linguístico receptivo (TVIP) e expressivo (LAVE); d) acadêmico (IAR); e) problemas de comportamento (CBCL-1½-5 anos). Foram submetidas ao PPEM 13 crianças do G1-PTBP (15 sessões, 2 vezes/semana), intervindo-se em: (a) autorregulação comportamental, (b) aprendizagem social e (c) sequência e padrões cognitivos. G1-PTBP (13) e G2-AT (16) passaram pelo pós-teste. No seguimento (após 6 meses), G1-PTBP (9) respondeu as provas assistidas: cognitiva (CATM) e metacognitiva (ACFS). No pré-teste, G2-AT foi significativamente melhor em: repertório pré-alfabetização (IAR); comportamentos internalizantes (CBCL); cognição (CATM - níveis de mediação), nos comportamentos afetivo-motivacionais (ACAMI) e na metacognição de regulação (autorregulação, persistência e tolerância à frustração- ACFS). Após a aplicação do PPEM, houve efeito compensatório, ficando sem diferenças em: problemas de comportamento, repertório pré-alfabetização, níveis de mediação e autorregulação. No seguimento, G1-PTBP melhorou nos comportamentos afetivo-motivacionais (ACAMI). O PPEM permitiu o desenvolvimento de habilidades básicas para escolarização, nesse grupo de risco para fracasso escolar. Como Apêndice, um capítulo de livro ilustra 2 casos do G1-PTBP, destacando o papel dos comportamentos afetivo-motivacionais e de autorregulação, como fatores de risco e de proteção capazes de mediar os efeitos potenciais do risco ao desenvolvimento.

Palavras-chave: Educação Metacognitiva; Pré-escolares; Nascimento prematuro

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