No entre e para “além da missão”: os saberes desenvolvidos em meio às experiências do estágio profissional supervisionado dos futuros oficiais da PMES sob o ponto de vista da Clínica da Atividade

Nome: EDNÉIA VIEIRA SERRANO

Data de publicação: 30/08/2024

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
HÉLDER PORDEUS MUNIZ Examinador Externo
PAULA FERREIRA PONCIONI Examinador Externo
PRISCILLA DE OLIVEIRA MARTINS DA SILVA Examinador Interno
THIAGO DRUMOND MORAES Presidente
UEBERSON RIBEIRO ALMEIDA Examinador Interno

Resumo: O objetivo desta tese foi investigar o processo de desenvolvimento dos saberes dos futuros
oficiais de polícia a partir de suas primeiras experiências na função social de oficial durante o
período de estágio profissional supervisionado. Utilizando a base teórico-metodológica da
Clínica da Atividade (CA), o estudo contou com a participação de 43 policiais militares
capixabas, futuros oficiais da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES). Os métodos
empregados incluíram ferramentas da Clínica da Atividade, como a autoconfrontação, e
procedimentos baseados na análise do discurso. Os resultados indicaram que os saberes
construídos pelos policiais militares durante a atividade de trabalho, como apoio, orientação,
proatividade, cuidado e compreensão com o outro, vão além dos conhecimentos específicos
sobre a tarefa de policiar. A pesquisa revelou que a Clínica da Atividade é uma abordagem
capaz de auxiliar os policiais a refletirem sobre sua própria atividade, ampliando as
possibilidades de ação e construindo um pensamento crítico sobre o trabalho e sobre o que é
considerado um trabalho bem-feito. A investigação das percepções dos futuros oficiais sobre
a experiência do estágio profissional supervisionado revelou diversas contradições inerentes à
atividade policial militar. Foram analisados os diálogos sobre as tensões presentes nas
práticas de trabalho, que nem sempre são vistas como funções típicas de polícia. A rotina
diária de policiar frequentemente difere, em algum grau, do conhecimento transmitido na
Academia de Polícia. Observou-se como é desafiador para os futuros oficiais atuarem
conforme as regras institucionalizadas quando estas limitam práticas e ações necessárias para
responder às demandas reais do trabalho policial. A análise da atividade policial é sustentada
como uma experiência transpessoal, que configura um gênero profissional e impulsiona o
desenvolvimento das estilizações dos saberes do ofício e das ações executadas por esses
trabalhadores. Conclui-se que o desenvolvimento dos saberes no cotidiano dos futuros
oficiais é fruto da experiência, debate, reflexão, partilha e reconhecimento das dimensões
pessoais, interpessoais, impessoais e transpessoais da atividade, em solidariedade entre os
grupos de policiais. Isso pode subsidiar uma formação que ofereça possibilidades de
transformação de práticas enraizadas em critérios apenas hierárquicos. No entanto, ainda é
um desafio, pois nem sempre esses trabalhadores são reconhecidos como protagonistas do
próprio ofício.
Palavras-chave: Clínica da Atividade. Estágio Profissional. Oficiais de Polícia. Polícia
Militar. Saberes.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910