No entre e para “além da missão”: os saberes desenvolvidos em meio às experiências do estágio profissional supervisionado dos futuros oficiais da PMES sob o ponto de vista da Clínica da Atividade
Nome: EDNÉIA VIEIRA SERRANO
Data de publicação: 30/08/2024
Banca:
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Papel |
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HÉLDER PORDEUS MUNIZ | Examinador Externo |
PAULA FERREIRA PONCIONI | Examinador Externo |
PRISCILLA DE OLIVEIRA MARTINS DA SILVA | Examinador Interno |
THIAGO DRUMOND MORAES | Presidente |
UEBERSON RIBEIRO ALMEIDA | Examinador Interno |
Resumo: O objetivo desta tese foi investigar o processo de desenvolvimento dos saberes dos futuros
oficiais de polícia a partir de suas primeiras experiências na função social de oficial durante o
período de estágio profissional supervisionado. Utilizando a base teórico-metodológica da
Clínica da Atividade (CA), o estudo contou com a participação de 43 policiais militares
capixabas, futuros oficiais da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES). Os métodos
empregados incluíram ferramentas da Clínica da Atividade, como a autoconfrontação, e
procedimentos baseados na análise do discurso. Os resultados indicaram que os saberes
construídos pelos policiais militares durante a atividade de trabalho, como apoio, orientação,
proatividade, cuidado e compreensão com o outro, vão além dos conhecimentos específicos
sobre a tarefa de policiar. A pesquisa revelou que a Clínica da Atividade é uma abordagem
capaz de auxiliar os policiais a refletirem sobre sua própria atividade, ampliando as
possibilidades de ação e construindo um pensamento crítico sobre o trabalho e sobre o que é
considerado um trabalho bem-feito. A investigação das percepções dos futuros oficiais sobre
a experiência do estágio profissional supervisionado revelou diversas contradições inerentes à
atividade policial militar. Foram analisados os diálogos sobre as tensões presentes nas
práticas de trabalho, que nem sempre são vistas como funções típicas de polícia. A rotina
diária de policiar frequentemente difere, em algum grau, do conhecimento transmitido na
Academia de Polícia. Observou-se como é desafiador para os futuros oficiais atuarem
conforme as regras institucionalizadas quando estas limitam práticas e ações necessárias para
responder às demandas reais do trabalho policial. A análise da atividade policial é sustentada
como uma experiência transpessoal, que configura um gênero profissional e impulsiona o
desenvolvimento das estilizações dos saberes do ofício e das ações executadas por esses
trabalhadores. Conclui-se que o desenvolvimento dos saberes no cotidiano dos futuros
oficiais é fruto da experiência, debate, reflexão, partilha e reconhecimento das dimensões
pessoais, interpessoais, impessoais e transpessoais da atividade, em solidariedade entre os
grupos de policiais. Isso pode subsidiar uma formação que ofereça possibilidades de
transformação de práticas enraizadas em critérios apenas hierárquicos. No entanto, ainda é
um desafio, pois nem sempre esses trabalhadores são reconhecidos como protagonistas do
próprio ofício.
Palavras-chave: Clínica da Atividade. Estágio Profissional. Oficiais de Polícia. Polícia
Militar. Saberes.