CARREIRA DE UNIVERSITÁRIOS DE ÁREAS STEM: ESTUDO PELA TEORIA DA PSICOLOGIA DO TRABALHAR NO BRASIL
Nome: GABRIELA PELISSARI MORELLO
Data de publicação: 31/10/2024
Banca:
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Papel |
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ALEXSANDRO LUIZ DE ANDRADE | Presidente |
LUCIANA MOURÃO CERQUEIRA E SILVA | Examinador Externo |
PRISCILLA DE OLIVEIRA MARTINS DA SILVA | Examinador Interno |
Resumo: Existe uma preocupação global e contínua de ampliar a força de trabalho nas áreas STEM,
especialmente entre grupos menorizados. Para discutir o tema, os estudos desta Dissertação
utilizaram como base teórica a Teoria da Psicologia do Trabalhar (TPT), que enfatiza a influência
de fatores socioculturais, econômicos e políticos nas trajetórias de carreira. Esta dissertação de
mestrado buscou, por meio de dois estudos, investigar aspectos relativos ao modelo da TPT para
universitários(as) brasileiros(as) de áreas STEM. O primeiro estudo teve como objetivo adaptar e
levantar evidências de validade de estrutura interna e externa para o Brasil de uma versão reduzida
da Proactive Personality Scale. As análises estatísticas demonstraram a robustez da escala para a
população estudada e as evidências externas de validação comprovaram que o construto
Personalidade Proativa se correlacionou positivamente com construtos da TPT (Volição, Trabalho
Decente Futuro e Suporte Social Percebido). Ademais, as evidências de validade discriminante
demonstraram que a Personalidade Proativa não se diferenciou entre homens e mulheres e entre
pessoas de baixo, médio e alto Status Social Subjetivo. O segundo estudo teve como objetivo
investigar as relações entre Barreiras de Carreira e variáveis do modelo teórico da Psicologia do
Trabalhar (Volição, Personalidade Proativa, Trabalho Decente Futuro e Suporte Social Percebido),
e o impacto dessas relações na Satisfação com o Curso Acadêmico. Ao conduzir análises
comparativas entre mulheres e homens, constatou-se que as mulheres perceberam maiores níveis
de Barreiras de Carreira quando comparadas aos homens. Além disso, os resultados indicaram que
as Barreiras de Carreira foram preditoras negativas do Trabalho Decente e que essa relação foi
mediada pela Volição. Contrariando as hipóteses do estudo, a Personalidade Proativa não
funcionou como variável moderadora para o modelo, enquanto o Suporte Social moderou a relação
entre Barreiras de Carreira e Trabalho Decente Futuro. O estudo trouxe contribuições teóricas que
apoiaram a validade transcultural do modelo da TPT para o contexto brasileiro. A discussão dos
resultados enfatiza a necessidade de olhar para o contexto socioeconômico e o cenário dos campos
STEM no Brasil, para que seja possível adotar um diálogo intercultural com teorias e práticas em
busca da justiça social no trabalho. Por fim, são debatidas as limitações dos estudos, bem como
sugeridas pesquisas futuras para o campo de orientação profissional e de carreira, considerando o
contexto dos participantes da pesquisa.