Investigação da Noção de Classificação em Crianças de Dez Anos Utilizando o Método Psicométrico e o Método Clínico
Nome: FERNANDA SCHIAVON OGIONI
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 23/08/2011
Banca:
Nome | Papel |
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CLAUDIA BROETTO ROSSETTI | Examinador Interno |
CLAUDIA PATROCINIO PEDROZA CANAL | Examinador Externo |
SÁVIO SILVEIRA DE QUEIROZ | Orientador |
Resumo: Nesta dissertação objetivou-se estudar a noção de classificação de crianças com dez anos de idade por meio dos desempenhos apresentados em duas abordagens de investigação: o Método Clínico-piagentino e o Método Psicométrico. A prova de inclusão de classes e os Blocos Lógicos foram utilizados como instrumentos para a investigação clínica, enquanto o subteste Semelhanças configurou-se como instrumento sob o referencial Psicométrico. As respostas obtidas por meio do Método Clínico-piagentino foram analisadas de acordo com os níveis propostos por Piaget e Inhelder (1983), que se referem à noção de classificação, enquanto as respostas obtidas através do subteste foram corrigidas e pontuadas segundo os critérios de correção do material, o qual atribui as pontuações segundo as classificações das respostas enquanto erradas, concretas e abstratas. Os resultados apresentados clarificam as distinções dos métodos estudados nesta: o Psicométrico permitiu a investigação das classificações das respostas dadas pelos participantes, seguindo uma pontuação e descrição fixada pelos estudos empíricos que embasaram a elaboração do teste, em contrapartida, o Método Clínico-piagentino permitiu uma abordagem focada no processo que a criança utilizou para a construção das suas respostas. Pode-se entender que por possuírem objetivos diferentes, assim também apresentam resultados diferenciados, cada um referindo-se a solucionar os objetivos para os quais se propões.
Palavras-chave: ... Construtivismo; Psicometria.