Processamento de Leitura em Língua Estrangeira: Aquisição e Transferência de Estratégias de Aprendizagem

Nome: ROSÂNGELA GUIMARÃES SEBA
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 11/12/2012

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
CLAUDIA BROETTO ROSSETTI Examinador Interno
JANAÍNA DA SILVA CARDOSO Examinador Externo
KAREN LOIS CURRIE Examinador Externo
MARIANE LIMA DE SOUZA Examinador Interno
SÁVIO SILVEIRA DE QUEIROZ Orientador

Resumo: A presente tese objetivou investigar o processamento de leitura em língua estrangeira, considerando-se a aquisição e transferência de estratégias de aprendizagem no contexto de Inglês para Fins Acadêmicos. Fundamentada na Epistemologia Genética de Piaget (1978, 1976), no conceito de transferência de Haskell (2001) e nas estratégias de aprendizagem segundo Oxford (1990), a pesquisa, de natureza qualitativa, exploratória, caracterizou-se como um estudo de caso (YIN, 2003) realizado na Universidade Federal do Espírito Santo, envolvendo cinco participantes voluntários. Os dados foram coletados por meio de questionários/inventários, atividades escritas de compreensão textual em inglês, justificativas (para o uso ou não de certas estratégias), relatórios finais e notas de campo, e foram triangulados e analisados interpretativamente. Os resultados alcançados sugeriram que a aquisição e a transferência de certas estratégias foram efetivas, influenciando positivamente o processo de compreensão textual dos participantes. O estudo pretende contribuir para uma maior compreensão do processo de leitura em inglês, além de indicar novas direções para as pesquisas sobre as complexidades dos processos mentais ativados durante a aquisição, uso e transferência das estratégias de aprendizagem de inglês como língua estrangeira.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910