De John Wayne a David Beckham - Ressignificações das Masculinidades: Um Estudo em Representações Sociais

Nome: EDUARDO COELHO CEOTTO
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 21/08/2013

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ADRIANO ROBERTO AFONSO DO NASCIMENTO Examinador Externo
ALEXSANDRO LUIZ DE ANDRADE Examinador Interno
PAULO CASTELAR PERIM Examinador Interno
SIBELLE MARIA MARTINS DE BARROS Examinador Externo
ZEIDI ARAUJO TRINDADE Orientador

Resumo: Adquirindo visibilidade e força no século XX, o movimento feminista trouxe diversas mudanças com relação à participação da mulher na sociedade. Estas modificações, que inicialmente foram desprezadas por parte dos homens, foram se consolidando e colecionando conquistas. Os homens se deparam, então, com situações não familiares, o que gera dificuldade em seu relacionamento com esta nova mulher, ocasionando o que os teóricos em masculinidade chamaram de a crise da masculinidade. A história das relações de gênero, baseada em um modelo patriarcal, favorecia a construção de um tipo de masculinidade hegemônica, representada pelo homem forte, viril, heterossexual e dominador. Na última década do século XX surge a figura do homem metrossexual, que se apresenta como um homem preocupado com os cuidados estéticos, com a aparência, visando manter boa aparência, passando a coexistir com o padrão tradicional. Com base na Teoria das Representações Sociais este estudo teve por objetivo verificar a presença de elementos estéticos na representação social de masculinidade e nas práticas de jovens adultos. A pesquisa foi realizada a partir de três estudos: o primeiro estudo teve por objetivo identificar e analisar os elementos constitutivos da representação social de homem, mulher, homem ideal e mulher ideal para 192 estudantes universitários, do sexo masculino. O segundo estudo, documental, foi realizado a partir de uma análise de 44 edições da revista Mens Health Brasil (de 2006 a 2009) com o objetivo de identificar e estudar os elementos de representação social de masculinidade veiculados na revista. Por fim o terceiro estudo, realizado com 384 estudantes universitários de ambos os sexos, o objetivo foi verificar a existência de relação entre as práticas de cuidados com a beleza e de motivação para o autocuidado masculino com as RS dos objetos homem e mulher. O tratamento dos dados foi realizado com o apoio dos softwares Alceste, SPAD-T e SPSS v.18.0. Os dados de evocação foram processados pelo método TISCON. Os resultados indicam que os elementos de representação social (RS) de homens e mulheres apresentam características hegemônicas, sendo o homem representado com atributos como provedor, forte e viril e a mulher com características de cuidadora, carinhosa e afetiva. As RS de homem ideal aparecem projetadas na ideia de que além de provedor, o homem também deve ser bonito, inteligente, educado e fiel. No estudo documental, foi identificada uma possível mudança no padrão de masculinidade, quando comparado com o padrão hegemônico. As RS de masculinidade estão associadas a práticas de sedução e estética, cuidados com o corpo e homem antenado, em que são observadas novas práticas associadas aos homens, tais como ligadas à culinária, incentivo à leitura e dicas de cds e dvds, buscando um aumento do padrão intelectual por parte dos homens. Com relação ao estudo da relação entre RS e práticas, apesar de índices de correlação baixos, os resultados indicam práticas de motivação para o autocuidado masculino, em que ficar belo é caracterizado pelos homens como o principal motivo para o autocuidado. Os resultados gerais levam a uma discussão sobre a relação entre representações e práticas, indicando que a incorporação de práticas estéticas podem gerar uma nova representação social de masculinidade, com afastamento do modelo hegemônico.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910