Indicadores Cognitivos, Linguísticos, Comportamentais e Acadêmicos de Pré-Escolares Pré-Maturos e Nascidos a Termo

Nome: CHRISTYNE GOMES TOLEDO DE OLIVEIRA
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 01/08/2008

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
MARIA TERESA DONDELLI PAULILLO DAL POGETTO Examinador Externo
SÁVIO SILVEIRA DE QUEIROZ Examinador Interno
SONIA REGINA FIORIM ENUMO Orientador

Resumo: A prematuridade e o baixo peso ao nascer são fatores de risco para o desenvolvimento e desempenho escolar. Esta pesquisa analisou as relações entre as condições de nascimento e o desenvolvimento de 34 crianças com 5 anos de idade, nascidas em hospital público, divididas em 17 crianças pré-termo e com baixo peso (G1-PT-BP), e 17 crianças nascidas a termo e peso ≥ 2.500g (G2-AT). Avaliaram-se as áreas: (a) cognitiva provas psicométricas não-verbais (Escala de Maturidade Mental Columbia e Matrizes Progressivas Coloridas de Raven) e assistidas (Childrens Analogical Thinking Modifibility-CATM, protocolos de operações e comportamentos facilitadores do desempenho cognitivo, e comportamentos afetivo-motivacionais- Applications of Cognitive Functions Scale-ACFS); (b) lingüística (Teste de Vocabulário por Imagens Peabody-TVIP e Lista de Avaliação do Vocabulário Expressivo-LAVE); (c) acadêmica (Avaliação do Repertório Básico para Alfabetização-IAR); (d) comportamental (Child Behavior Checklis-CBCL). Foram coletados dados neonatais e sócio-econômicos. Em todas as provas, G1(PT-BP) teve desempenho pior, exceto no Raven. Ambos os grupos não mostraram dificuldades nas habilidades básicas para alfabetização e tiveram desempenho cognitivo dentro da média (Columbia e Raven); mas, apresentaram atraso na linguagem receptiva (TVIP). Houve diferenças significativas entre os grupos, com desempenho inferior do G1(PT-BP) nas áreas: acadêmica, lingüística expressiva (LAVE), comportamental e cognitiva (Columbia, e menos operações cognitivas e comportamentos facilitadores no CATM). Houve correlações entre idade gestacional e desempenho cognitivo (Columbia) e lingüístico (LAVE), e entre peso ao nascimento e operações cognitivas e comportamentos facilitadores no CATM. Os dados confirmam a necessidade de acompanhamento do desenvolvimento dessas crianças, principalmente nos casos de prematuridade.

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