Psicologia da Moralidade e Psicanálise: Um Estudo sobre o Sentimento de Vergonha

Nome: POLYANA BARBOSA SCHIMITH
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 28/03/2013

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
EDGAR SCHNEIDER Examinador Externo
HELOISA MOULIN DE ALENCAR Examinador Interno
SÁVIO SILVEIRA DE QUEIROZ Orientador

Resumo: Esta dissertação teve por objetivo investigar o sentimento de vergonha e a sua relação com a moralidade, proposta por Yves de La Taille (2002a), bem como a proposição de Jacques Lacan (1969-1970/1992), segundo a qual esse sentimento está ausente na contemporaneidade. A pesquisa, de natureza qualitativa e exploratória, constituiu um estudo empírico envolvendo 15 participantes do sexo masculino, com idade entre 25 e 30 anos e com escolaridade de nível superior completo. Procedeu-se à coleta e à análise dos dados de acordo com o método clínico de Piaget (1932/1994, 1926/2005b). Foram realizadas entrevistas semiestruturadas individuais, baseadas em duas histórias fictícias. A entrevista abrangia, ainda, uma investigação sobre a concepção do sentimento de vergonha. A primeira história traz uma situação de transgressão moral e a segunda, uma situação de exposição. Os dados foram categorizados e, em seguida, analisados à luz das teorias de La Taille (2002a) e Lacan (1969-1970/1992). Os resultados alcançados revelam que os participantes apresentam o sentimento de vergonha não ante a situação imoral, mas ante a situação de exposição. A concepção desse sentimento está ligada, principalmente, à exposição e ao juízo do próprio sujeito e/ou de outrem. O estudo se propôs contribuir para uma maior compreensão da participação do sentimento de vergonha nas questões morais, no contexto da sociedade atual, além de indicar novas direções para as pesquisas sobre o tema. As reflexões teóricas sobre a literatura existente, bem como sobre os dados obtidos durante coleta, levaram a proposições teóricas atualizadas da Psicanálise para o âmbito da Psicologia da Moralidade. Estas reivindicam atualização inevitável do pensamento acerca dos fatores intrapsíquicos inerentes à gênese ou ao desenvolvimento da moralidade.

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