Saúde e Educação na Atenção Primária: Limites e Possibilidades das Relações Dialógicas entre Enfermeiros e Usuários

Nome: LUCIANA DANTAS FARIAS DE ANDRADE
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 13/07/2012

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANGELA NOBRE DE ANDRADE Orientador
CESAR CAVALCANTI DA SILVA Examinador Externo
LUZIANE ZACCHÉ AVELLAR Examinador Interno
MARIA CRISTINA SMITH MENANDRO Examinador Interno
SHEILLA DINIZ SILVEIRA BICUDO Examinador Externo

Resumo: A estratégia geral da pesquisa consistiu em captar e analisar, à luz da fenomenologia hermenêutica-dialética, o fenômeno das relações entre enfermeiros e usuários durante as atividades de educação em saúde nas Estratégias Saúde da Família do município de Cuité, Paraíba, Brasil. Justifica-se a sua realização face à constatação de que o processo de educação em saúde, imprescindível nas Estratégias de Saúde da Família, pode ser emancipatório, adotando-se relações dialógicas que valorizem o encontro entre enfermeiros e usuários como um acontecimento em múltiplos sentidos/afetações que produzem e podem (ou não) gerar transformações, capazes de desvelar os temas limitantes ou potencializadores de autonomia para a expansão de vida dos sujeitos envolvidos. Através da pesquisa qualitativa, realizada com quatro enfermeiros e quatro usuários das Estratégias Saúde da Família do município de Cuité, envolvendo a utilização de roteiro de entrevistas respeitando os aspectos éticos, foi possível constatar que os profissionais da enfermagem desconhecem as abordagens pedagógicas utilizadas em suas práticas educativas no atendimento ao indivíduo, família e coletividade conduzindo este processo educacional a um predomínio da utilização de abordagens pedagógicas não emancipatórias, contrárias à proposta do SUS de expansão de vida e autonomia do indivíduo. O que pode ser atestado desta pesquisa é que as atividades educativas são exercidas com abordagens que favorecem mais a adoção de condutas pré-estabelecidas que a autonomia, revelando uma feição educacional com relações que tendem mais à dependência do que à libertação. Dentre os modelos de educação em saúde, o modelo dialógico proposto por Paulo Freire pode ser utilizado como base filosófica para formação de futuros profissionais da enfermagem em ambiente universitário e como estratégia para capacitação dos enfermeiros que atuam na assistência ao paciente.

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