A Prática do Plantão Psicológico na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM): Uma Experiência a partir da Acontecência do Cuidado

Nome: DARLINDO FERREIRA DE LIMA
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 05/09/2012

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
ANGELA NOBRE DE ANDRADE Orientador
EDGAR SCHNEIDER Examinador Externo
HENRIETTE TOGNETTI PENHA MORATO Examinador Externo
LÍDIO DE SOUZA Examinador Interno
LUZIANE ZACCHÉ AVELLAR Examinador Interno

Resumo: LIMA, D. F. A Prática do Plantão Psicológico na Delegacia Especializada deAtendimento a Mulher: uma experiência a partir da acontecência do cuidado.2012. 211 f. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2012.
A presente investigação tem por objetivo compreender os sentidos da prática do plantão psicológico nas Delegacias Especializadas em Violência contra mulher (DEAM). O plantão foi realizado nas DEAM‟s de Juazeiro-BA e Petrolina-PE, ambos inseridos como atividades ligadas ao estágio obrigatório do curso de psicologia da Univasf. Nesse contexto, o plantão psicológico, como modalidade da prática psicológica, é aqui tomado a partir de uma leitura fenomenológica existencial. A partir da perspectiva metodológica hermenêutica de Gadamer (2002) e analítica do sentido de Critelli (1996), tomou-se por base a experiência das intervenções do plantão, no período de oito meses, registradas principalmente nos diários de bordo de 07 alunos concluintes do curso de psicologia e do seu professor orientador, como corpus dessa pesquisa. Promoveu-se um diálogo com os mesmos, o qual possibilitou a construções de compreensões sobre como se apresenta modalidade prática do plantão. A partir da análise, compreendeu-se que o plantão caracteriza-se por intervenções clínicas de acolhimento por meio da escuta, do cuidado e de ações clinicas não entendidas como técnicas modernas. Visa possibilitar o trânsito daquele que procura o plantão em sua dimensão ôntico-ontológica e suas respectivas apropriações. Visa co-construir espaços de criação de sentido/significados a partir da linguagem como clareira na qual se dá acontescência do cuidado. Apropriar-se do plantão como espaço de mudança parece acrescentar novas formas de se situar frente ao seu próprio existir constituindo outros ethos a partir de sua condição de ser-aí.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910