Núcleo Ampliado de Saúde da Família: potencialidades, desafios e impasses para a afirmação de um paradigma emergente em saúde.

Nome: MEYRIELLE BELOTTI
Tipo: Tese de doutorado
Data de publicação: 04/04/2019
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
LUZIANE ZACCHÉ AVELLAR Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
LUZIANE ZACCHÉ AVELLAR Orientador

Resumo: RESUMO
O Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF) tem como atribuição proporcionar a ampliação do escopo das ações das equipes de Atenção Básica (AB), buscando promover o
cuidado integral. Objetivou-se nesta tese conhecer as concepções e os significados conferidos pelos profissionais de saúde sobre o NASF. Com base nos pensamentos de Boaventura de Souza Santos, parte-se do pressuposto de que o campo da saúde vivencia um período de transição paradigmática, gerada a partir da constatação de que o paradigma dominante da saúde/modelo biomédico se mostra insuficiente para responder a complexidade que perpassa o processo saúde-doença. Diante desse cenário, buscou-se compreender se o NASF pode ser caracterizado como um dos dispositivos presentes no SUS, que irá contribuir para a afirmação do paradigma emergente. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa. Participaram do estudo oito equipes NASF do município de Vitória-ES. Para a coleta de dados utilizou-se da técnica de grupo focal. O tratamento dos dados foi realizado com base na proposta de análise de conteúdo. Foram encontradas regularidades discursivas que delinearam quatro categorias: a implantação do NASF no município de Vitória-ES; as concepções dos profissionais do NASF sobre suas atribuições de trabalho; as mudanças produzidas no processo do trabalho diante da implantação dos NASF e, por fim, as potencialidades e as dificuldades vivenciadas a partir da implantação dos NASF. Os resultados deste estudo demonstraram que: ora os NASF caminham no sentido de conservar os preceitos do paradigma dominante, ora consegue-se negociar a elaboração do cuidado de forma mais coerente com o que se almeja no paradigma emergente, ora são estabelecidas convivências conflituosas ou complementares entre os diferentes modos do cuidar em saúde. Assim, ziguezagueando entre os paradigmas coexistentes, o NASF pode se caracterizar como um dispositivo capaz fomentar a emergência do novo paradigma da saúde.

Palavras-chave: Políticas públicas de saúde; Serviços de saúde; Atenção Básica; Sistema Único de Saúde.

Acesso ao documento

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910